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Mobi Cascais – Mobilidade integrada de Cascais

“Uma cidade onde os cidadãos não se podem movimentar não é uma cidade democrática”. É este o lema e ponto de partida do Mobi Cascais, a nova estratégia de mobilidade integrada de Cascais hoje apresentada no Centro de Congressos do Estoril.
O novo sistema de gestão de mobilidade, que “promove a utilização de bicicletas e prevê facilidades de estacionamento e novos autocarros”, revelou Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, ao apresentar um projeto que considerou "pioneiro e inovador" em Portugal.
 
A entrada em funcionamento do Mobi Cascais está prevista para setembro deste ano, sendo que, até 2017, Cascais vai ter 1.280 lugares de estacionamento automóvel gratuito junto às estações de comboios, 70 quilómetros de ciclovias (atualmente há 20 quilómetros) e 1.200 bicicletas (Bicas) em regime de partilha, além de novos autocarros.
Miguel Pinto Luz explicou ainda que “por todo o concelho serão instaladas "docas" de estacionamento para 2.000 bicicletas, as disponibilizadas pela autarquia (normais ou elétricas) e as dos próprios munícipes”.
 
Tecnologia inteligente
Para tornar todo o processo mais simples, ao novo sistema está associada a tecnologia inteligente, a qual, através de uma plataforma ‘online' permite informar sobre a disponibilidade de bicicletas e lugares, informação do estado do aluguer, alarme anti-vandalismo e vídeo vigilância.
 
Novos autocarros 
No âmbito desta nova estratégia, Cascais passará a contar com novas linhas rodoviárias, inicialmente em Cascais/Estoril, depois em S. Domingos de Rana, Carcavelos/Parede e Alcabideche. Aqui reside uma outra novidade: uma desta novas linhas será o Surf Bus,  destinado exclusivamente a surfistas.
 
Passe Bicas, autocarro e estacionamento
Com um custo mensal de 10 euros, a utilização das Bicas passa a poder ser feita a qualquer hora, por tempo indeterminado. Por 12 euros alarga-se a utilização aos novos autocarros. Em termos de comodidade o cidadão pode optar por um passe mensal de 20 euros que lhe dá acessos às bicas, autocarro e também a estacionar os automóveis privados por tempo ilimitado, em qualquer zona do concelho com exceção das zonas de maior rotatividade, ou seja, no centro da vila.
 
Ligação a concelhos vizinhos
Sublinhando que, desde 2002, Cascais já investiu mais de 71 milhões de euros em vias de circulação, Miguel Pinto Luz destacou também que o Mobi Cascais é "um sistema mais transparente, mais fácil e mais sustentável", sendo para já só para os munícipes mas, futuramente, alargado a turistas. As conversações com Oeiras e Lisboa, municípios vizinhos estão já em curso para que o sistema seja interligado. Em curso está também, conforme assegurou José Mendes​, secretário de Estado do Ambiente, presente na sessão, "a renovação da linha ferroviária de Cascais". Um passo importante para o funcionamento integrado daquel que o proóprio considerou "provavelmente, um dos melhores sistemas de mobilidade apresentados em Portugal".
 
Investimento 
As bicicletas ficaram a "custo foi zero", fruto de parcerias com empresas privadas, e a aquisição de autocarros, entre 70 e 100 mil euros cada, foi feita com "receitas provenientes do estacionamento tarifado", tendo a autarquia apenas investido no desenvolvimento, assegurado pelo Centro de Engenharia e Investigação da Indústria Automóvel (CEIIA), do novo sistema destinado a "criar mais mobilidade sustentável, com ganhos de eficiência para os utilizadores e para o ambiente" e prometendo "revolucionar a maneira como se movem os cerca de 210 mil cascalenses e os 1,2 milhões de turistas visitantes anuais, com impacto na área metropolitana de Lisboa".
 
Mais informações envie email para geral@mobicascais.pt
 

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