CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Rede de qualidade do ar

A Câmara Municipal de Cascais instalou um sistema de dez sensores de monitorização da qualidade do ar que abrange como indicadores: poluentes, ruído e meteorologia. Apesar de existir uma estação de medição da qualidade do ar no concelho (sita na Escola da Cidadela), a autarquia considera importante, para efeitos de recolha de informação e apoio à tomada de decisão, implantar uma rede mais alargada de análise de qualidade do ar.
 
A malha de amostragem desta nova rede foi definida conjuntamente pela Câmara Municipal e pela Comissão Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CDR-LVT). Esta articulação é importante pois as CCDR’s são responsáveis pela gestão da qualidade do ar bem como a rede de monitorização estatal, e porque têm experiência adquirida ao longo de vários anos. Esta rede é constituída por um conjunto de sensores, estando estes colocados em locais que, no seu conjunto, refletem a representatividade geográfica do território e a diversidade de situações de exposição humana a poluentes atmosféricos.
 
O mapa mostra a localização dos equipamentos da rede de qualidade do ar em Cascais. Pode clicar em cada um para saber qual a sua localização e as médias diárias para diferentes tipos de poluentes.
 

LEGENDA: 1 = Muito Bom | 2 = Bom | 3 = Médio | 4 = Fraco | 5 = Mau
O que é a qualidade do arA poluição
O que é a qualidade do ar
O ar é uma componente relevante do ambiente, determinante para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.
O termo "qualidade do ar" é utilizado para definir o grau de poluição do ar existente, que pode trazer um conjunto de problemas, que vão desde danos à saúde, passando pelo aquecimento global, danos nos ecossistemas e construções.
A poluição
poluição do ar é causada quando partículas e gases naturais e artificiais são liberados na atmosfera, o que pode ter impacto na nossa saúde e no meio ambiente natural.
A poluição do ar é causada principalmente pela combustão de combustíveis fósseis, por exemplo na geração de energia, processos industriais, aquecimento doméstico e veículos rodoviários.
principal fonte local de poluição é o trafego. Sendo os poluentes mais preocupantes o dióxido de azoto (NO2), ozono (O3) ao nível do solo e partículas em suspensão (PM), que comportam sérios riscos para a saúde.
Após a poluição ser libertada no ar, é principalmente o clima que determina se causará algum impacto. Durante condições húmidas ou com vento, as concentrações de poluição permanecem baixas, sopradas ou removidas do ar pela chuva. Durante o tempo calmo, a poluição pode atingir quantidades perigosas.
A poluição atmosférica é uma questão que se coloca a nível local, a nível europeu e em todo o hemisfério. Os poluentes libertos num país podem ser transportados através da atmosfera, causando ou contribuindo para a má qualidade do ar num outro local.

Cascais Digital

360_146x65mobi_146x65loja_146x65geo_146x65ambiente_146x65-01cultura_146x65jovem_146x65participa_146x65fix_146x65my_146x65