O que é a qualidade do arO ar é uma componente relevante do ambiente, determinante para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.
O termo "qualidade do ar" é utilizado para definir o grau de poluição do ar existente, que pode trazer um conjunto de problemas, que vão desde danos à saúde, passando pelo aquecimento global, danos nos ecossistemas e construções.
A poluiçãoA poluição do ar é causada quando partículas e gases naturais e artificiais são liberados na atmosfera, o que pode ter impacto na nossa saúde e no meio ambiente natural.
A poluição do ar é causada principalmente pela combustão de combustíveis fósseis, por exemplo na geração de energia, processos industriais, aquecimento doméstico e veículos rodoviários.
A principal fonte local de poluição é o trafego. Sendo os poluentes mais preocupantes o dióxido de azoto (NO2), ozono (O3) ao nível do solo e partículas em suspensão (PM), que comportam sérios riscos para a saúde.
Após a poluição ser libertada no ar, é principalmente o clima que determina se causará algum impacto. Durante condições húmidas ou com vento, as concentrações de poluição permanecem baixas, sopradas ou removidas do ar pela chuva. Durante o tempo calmo, a poluição pode atingir quantidades perigosas.
A poluição atmosférica é uma questão que se coloca a nível local, a nível europeu e em todo o hemisfério. Os poluentes libertos num país podem ser transportados através da atmosfera, causando ou contribuindo para a má qualidade do ar num outro local.