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Cascais é o primeiro município do país a receber competências de gestão da loja do cidadão

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos aos cidadãos e às empresas, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) assinou hoje o acordo de transferência de gestão da Loja do Cidadão de Cascais para o Município. Presentes na cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho estiveram Joaquim Pedro Cardoso da Costa, o secretário de Estado, Pedro Silva Dias, presidente da AMA, e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos aos cidadãos e às empresas, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) assinou hoje o acordo de transferência de gestão da Loja do Cidadão de Cascais para o Município. Presentes na cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho estiveram Joaquim Pedro Cardoso da Costa, o secretário de Estado, Pedro Silva Dias, presidente da AMA, e Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
 
Para Carlos Carreiras, “esta transferência de competências constitui mais um passo para salvaguardar o interesse dos munícipes, facilitando-lhes a vida quando têm necessidade de se relacionar com a administração pública”. É também uma forma de racionalizar os espaços, melhorar as condições de trabalho e diminuir os custos de gestão e operacionalização na prestação de serviços”, acrescenta.  
 
Esta transferência de gestão vem beneficiar os munícipes em termos de desburocratização e poupança de tempo útil, constituindo, por isso, uma forma de potenciar o desenvolvimento do concelho.
O secretário de Estado da Modernização Administrativa sublinhou o facto de Cascais ser a primeira autarquia a receber competências de gestão das Lojas do Cidadão, aproximando os serviços dos cidadãos: “Cascais constitui um bom exemplo ao acolher a descentralização de serviços, criando sinergias entre a Administração Central e Local, no sentido da prossecução de políticas concertadas em prol do interesse público e dos residentes no concelho”.
 
Uma das dimensões fundamentais do projeto dos Espaços do Cidadão é a promoção da literacia digital da população, através do atendimento digital assistido, em que se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública.

Cascais Digital

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