CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Linha Sénior recebeu mais de 700 contactos em dois anos

Informa, encaminha, acompanha e ajuda a mitigar os efeitos da solidão e do isolamento. Funciona de segunda a sexta, das 09h30 às 18h30. É a Linha Sénior de Cascais, linha de atendimento telefónico especializado em apoiar e dar informações a idosos do concelho de Cascais. Em apenas dois anos, celebrados dia 2 de março, contabilizou mais de 700 contactos.

 

A linha de atendimento (número 214576768) informa sobre reformas e subsídios, habitação, legislação, obrigações familiares e ainda o que fazer em caso de abandono ou violência doméstica.  Também é possível obter esclarecimentos quanto a locais onde existem centros de dia ou academias sénior ou simplesmente onde é possível fazer voluntariado. 
 
É, sobretudo, um forte apoio no combate à solidão. Reconhecendo não se tratar de uma solução para todos os problemas, a Linha Sénior é um apoio de primeira linha para quem precisa de ajuda, constituindo, algumas vezes, a única “pessoa” com quem os seniores falam durante o dia.
 
E não precisa de ser o próprio a contactar a Linha. Pode ser o cuidador, um vizinho, um amigo. Qualquer um é bem-vindo a solicitar esclarecimentos. Do outro lado, está alguém preparado para dar resposta, informar e encaminhar para as entidades competentes. 
 
Todas as chamadas para o número 21 457 67 68 têm resposta. Mesmo que sejam efetuadas fora do horário de funcionamento. Para essas situações há um gravador que regista os pedidos de ajuda, os quais obtêm resposta da equipa técnica especializada tão breve quanto possível. 
 
“Conseguimos acompanhar pessoas à distância que, de outra forma, nunca seriam sinalizadas”, refere Natacha Oliveira, psicóloga de formação e coordenadora da Linha Sénior Cascais. “Não fazemos visitas domiciliárias, mas reencaminhamos as situações e acompanhamos o seu desenvolvimento de forma a não deixar cair no esquecimento”, adianta.  
Foi criada em 2012 pela Câmara Municipal de Cascais e Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos com o objetivo de promover o envelhecimento ativo e combater a solidão dos idosos. Segundo estatísticas do serviço, um terço das pessoas recorreu à Linha Sénior mais do que uma vez.
 
Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais, garante que os números conseguidos revelam "um enorme sucesso, demonstrando que em Cascais se  privilegia o valor em detrimento do preço, ao contrário de uma sociedade que estima mais o preço do que o valor. Por isso, a autarquia lançou programas de promoção de envelhecimento ativo que valorizam os idosos e as suas famílias". 
 
Horário de funcionamento: 
segunda a sexta-feira das 09h30 às 18h30 (fora deste horário a chamada é gravada e a resposta assegurada)

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0