CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

“Praias de Cascais: ontem e hoje” Passado e presente em exposição no Passeio Marítimo Cascais-Estoril

Dezasseis praias do concelho apresentam-se, a partir de dia 5 de junho, numa exposição de fotografia em grande formato no Passeio Marítimo Cascais-Estoril. Comparando locais separados por mais de meio século, a mostra procura evidenciar a evolução das praias, no âmbito de um estudo desenvolvido pelo Grupo de Investigação de Dinâmica Costeira da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.


 

Iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Cascais e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente, a exposição mostra a evolução das praias deste concelho nos últimos 100 anos, através da comparação entre fotografias do início e meados do século XX e fotografias atuais.

 

Tratando-se o litoral português de um lugar de memórias, a mostra pretende ainda sensibilizar para a importância que o conhecimento sobre a dinâmica das praias tem na gestão e ordenamento do território, permitindo que gerações futuras possam também elas construir aqui as suas memórias.

 

A par da exposição, os investigadores desafiaram a população local a contar “Há quantos anos conhece as praias do concelho?” e “Como eram nesse tempo?”, de modo a avaliarem a perceção de como eram as praias há muitos anos atrás. 

 

Perguntas integradas no desenvolvimento de estudo académico destinado “a conhecer melhor a dinâmica sazonal e de longo prazo das praias”, referem os seus autores que querem “perceber a dinâmica sedimentar (transporte de areia)”, informação “muito útil” que pode “ajudar a definir medidas que concorram para a manutenção dos areais”. 

 

“O conhecimento da evolução destes sistemas e a sua integração na gestão e ordenamento do território, pode ser determinante na manutenção das condições de equilíbrio das praias e no estabelecimento de medidas que possibilitem que as praias, além de um passado e um presente, também tenham um futuro”, referem os autores do estudo.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0