CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Cidadania e Participação

XII edição do projeto Voz dos Jovens

Habitação Jovem será o tema ao longo do ano letivo

Arrancou a XII edição do projeto Voz dos Jovens, que ao longo do ano letivo 2025/2026 vai envolver alunos de várias escolas do concelho em sessões de debate, trabalho colaborativo e reflexão sobre o tema “Habitação Jovem”. O encontro de abertura realizou-se a 27 de outubro, na Fundação O Século, marcando o início de mais um ciclo de participação cívica juvenil em Cascais.

Promovido pela Câmara Municipal de Cascais, o projeto pretende estimular a cidadania ativa, capacitar os jovens para o diálogo e aproximá-los dos processos de decisão pública. Nos próximos meses, os participantes vão desenvolver propostas concretas, que no final serão apresentadas ao executivo municipal para análise e possível implementação.

Criado em 2017, o Voz dos Jovens tem abordado temas de relevância social como saúde mental, sustentabilidade, igualdade de género e literacia financeira, incentivando os estudantes a investigar, debater e propor soluções que reflitam as suas preocupações e ideias.

Este ano, o foco recai sobre a Habitação Jovem, um dos maiores desafios das novas gerações, convidando os participantes a pensar soluções inovadoras e realistas para o futuro do concelho.

Mais do que um exercício académico, o projeto é um espaço de escuta e co-construção, onde os jovens são reconhecidos como agentes ativos na definição das políticas públicas locais.

CMC | AMM | SD

OP Cascais 2025 apura propostas da lista provisória

Validadas 32 propostas da lista provisória do Orçamento Participativo 2025

Desde o dia 23 de junho, que se encontra a decorrer a fase de Análise Técnica do Orçamento Participativo de Cascais 2025. Este é um período que conta com o envolvimento de proponentes, equipas municipais e outras entidades, tendo sido analisadas um total 59 propostas, das quais 32 foram validadas.

Saiba mais aqui

Inauguração da requalificação da Esquadra da PSP de Trajouce

Um investimento que vem reforçar a segurança no Município

A inauguração da requalificação da Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Trajouce decorreu hoje, 28 de outubro, sendo o primeiro ato oficial do novo Presidente da Câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, após a sua tomada de posse.

A intervenção, promovida em parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, representada pelo Presidente Fernando Ferreira Marques, foi possível graças a um apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais no valor de 150 000 euros. “Esta intervenção traduz o esforço conjunto entre o Município e as freguesias para criar condições mais dignas aos nossos profissionais de segurança e reforçar o sentimento de proteção junto das populações”, referiu Nuno Piteira Lopes, presidente da autarquia.

O investimento visou melhorar as condições de trabalho dos agentes da Polícia de Segurança Pública e oferecer maior conforto e segurança à população que recorre à esquadra, reforçando o compromisso do Município com a segurança, proximidade e bem-estar dos munícipes.

A requalificação incluiu melhorias estruturais e funcionais do edifício, assegurando uma resposta mais eficiente às necessidades operacionais da PSP e um atendimento público mais digno e acessível.

Telmo Correia, Secretário de Estado da Administração Interna, esteve presente no evento reforçando que “em nome do Governo, gostaria de sublinhar, que nós queremos ter forças de segurança capacitadas, capazes, com efetivo, com jovens rapazes e raparigas que queiram ingressar nas nossas forças de segurança”, acrescentando ainda que “ninguém quer viver, ninguém quer morar, ninguém quer investir, ninguém quer fazer turismo num local que não é um local seguro e, portanto, o investimento em segurança, esse sim, é um investimento fundamental, e é um ativo económico, neste caso, do município de Cascais e da freguesia de São Domingos de Rana”.

A cerimónia contou com a presença de membros do executivo da Câmara Municipal de Cascais, juntamente com figuras de destaque da PSP a nível regional e nacional, entre elas, a Diretora Nacional Adjunta da Unidade Orgânica de Logística e Finanças da PSP, Virgínia Cruz.

Nuno Piteira Lopes referiu ainda que a autarquia continuará a investir na área da segurança, tendo já novos projetos delineados, como a criação de uma nova esquadra da PSP em São Domingos de Rana, a implementação do primeiro gabinete de apoio psicológico dedicado exclusivamente a agentes das forças de segurança do concelho de Cascais, e o acesso a habitação pública municipal, para agentes das forças de segurança que residem, do ponto de vista fiscal, a mais 60km do sítio onde vão prestar serviço.

Com esta obra, a Câmara Municipal de Cascais reafirma a sua aposta na valorização das forças de segurança, na modernização das infraestruturas públicas e na cooperação institucional com as juntas de freguesia, em benefício de todos os cascaenses.

CMC | IM | TJ | SD

Tomada de Posse Órgãos Municipais 2025-2029

Conheça os eleitos para a Assembleia e Câmara Municipal de Cascais

Um dia histórico para Cascais, com a Tomada de posse dos eleitos para a Assembleia e Câmara Municipal de Cascais para o Mandato de 2025-2029. Uma cerimónia solene que decorreu a 25 de outubro de 2025, no Centro de Congressos do Estoril.

Este é o primeiro ato público dos novos eleitos locais após as eleições de 12 de outubro de 2025, marcando o início do exercício de funções do novo executivo da Câmara Municipal de Cascais e da Assembleia Municipal. 

“É um momento muito importante. Representa um novo ciclo e representa também uma nova esperança, nova força e capacidade de olharmos para a frente,” salientou Pedro Mota Soares, presidente da Assembleia Municipal de Cascais cessante, no arranque do evento. 

Posteriormente, começou por dar posse aos novos deputados municipais do concelho de Cascais para 2025-2029, explicando que a Assembleia Municipal é o espaço onde “se reúnem os representantes do povo, os presidentes das juntas, o presidente da Câmara e vereadores, e onde os cidadãos podem participar com a sua voz”.

De seguida, foi tempo de Pedro Mota Soares instalar os Órgãos para a autarquia, que, a partir de hoje, conta com Nuno Piteira Lopes como presidente da Câmara Municipal de Cascais, Luís Almeida Capão na vice-presidência e nove vereadores. 

Conheça a Composição da Câmara Municipal de Cascais eleita aqui 

Nuno Piteira Lopes assume presidência da Câmara Municipal de Cascais 

“Hoje cumpro um sonho de criança. Um sonho que há 20 anos se transformou num objetivo de vida. E que neste momento, aqui, diante de vós, se concretiza com uma emoção que mal consigo conter,” começou por revelar Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando: “Aceito esta responsabilidade com toda a humildade, mas ao mesmo tempo também com toda a determinação. Porque servir Cascais não é um cargo, será a missão da minha vida,” assumiu o autarca.

Em relação ao resultado das eleições, Nuno Piteira Lopes garante que percebeu que e que querem uma governação mais diversificada, com mais partidos no governo.

“Cascais merece líderes que coloquem o bem comum acima de qualquer interesse partidário. E é com esse espírito que trabalhei nos últimos meses e que vou trabalhar nos próximos anos. Falei com todos. Abri o coração, e estendi a mão a cada eleito, independentemente da cor política. Convidei todos a fazerem parte desta jornada. Porque Cascais está acima de todos nós,” revelou Nuno Piteira Lopes garantindo compreender o resultado das eleições. 

Num discurso carregado de emoção, Nuno Piteira Lopes aproveitou também para agradecer ao seu antecessor: “Durante muitos anos, tive o privilégio de ajudar a construir o Cascais de excelência que hoje conhecemos. Conheço cada desafio. Conheço cada oportunidade. Conheço o caminho. Quero por isso mesmo, hoje aqui e agora perante todos vós, agradecer ao Carlos Carreiras tudo o que me ensinou e tudo o que fez por Cascais.” 

Nuno Piteira Lopes aproveitou ainda o momento para identificar os sete eixos estratégicos “que vão posicionar Cascais como a Capital da Qualidade de Vida em Portugal”

  • Saúde e Bem-Estar Pessoal, 
  • Sustentabilidade Ambiental e Vivência do Território, 
  • Educação para todas as gerações e valorização do talento humano: A Geração Cascais, 
  • Participação Democrática e Transparência Municipal, 
  • Equilíbrio Habitacional e Liberdade de Movimento, 
  • Segurança,
  • Economia e Investimento: Marca Cascais. 

“Cascais é Para Toda a Vida. Esta é a nossa assinatura. Este é o nosso compromisso. Este é o nosso destino. E nada, absolutamente nada, nos fará desviar deste caminho. Muito obrigado, Cascais. Muito obrigado pela confiança. Vamos fazer história. Juntos. VIVA CASCAIS!,” concluiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais.

A Tomada de Posse dos Órgãos Municipais 2025-2029 contou ainda com a presença de Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação, Carlos Carreiras, ex-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, Hugo Moreira Luís, presidente da Câmara Municipal de Mafra, vários colaboradores do universo municipal e comunidade cascalense. 

Reveja o direto da Cerimónia de Tomada de Posse 

CMC/FMC/MC/PM/SM/BC

Cascais celebra Semana da Cozinha Italiana

Mercado da Vila recebe cinema, showcookings e workshops até 25 outubro

Até ao próximo dia 25 de outubro, Cascais volta a ser palco de uma viagem pelas tradições de Itália, com mais uma edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, organizada pela Embaixada Italiana de Lisboa

Ao longo desta semana, o Mercado da Vila é o centro de várias iniciativas que unem gastronomia e cultura, num espírito de partilha através de um programa pensado para todos os que apreciam a autenticidade da mesa italiana.

A semana encerra em grande com uma noite que junta cinema e gastronomia italiana, no sábado, dia 25 de outubro. O público é convidado a assistir ao filme “La Cena”, de Ettore Scola — uma ode à convivência e partilha à mesa – com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa. A sessão de cinema é gratuita e aberta a todos.

Para fechar a noite, celebra-se a cozinha italiana à mesa, num jantar italiano preparado a quatro mão pelos chefs convidados: Nelson Soares, que abriu o Sult Cascais em 2024, e Silvio Armanni consultor e chef privado, que conta com uma estrela Michelin no seu currículo. Os dois prometem uma experiência sensorial completa e inesquecível. Ainda existem lugares disponíveis, devendo dirigir a inscrição para info@cascaisfoodlab.pt

No dia 22 de outubro, o Mercado da Vila recebeu um Showcooking na Vila especial, onde o ingrediente estrela foi o cogumelo — um ícone do outono e da culinária italiana. Entre os cinco chefs convidados estiveram Armando Capocci, Paola Braga, Jónatas Carvalho, Leonardo Sousa e Julia Seraya que apresentaram cinco receitas distintas, mostrando a versatilidade e criatividade deste ingrediente, tanto em pratos salgados como em pratos doces.

A abrir o programa, no passado dia 18 de outubro, realizou-se um Workshop de Cozinha Italiana dedicado a quem quis aprender a preparar alguns dos pratos mais emblemáticos do país, guiado pelo chef Armando Capocci, numa partilha de técnicas, histórias e segredos de cozinha.

Ainda está a tempo de se juntar a nós no Mercado da Vila, para celebrar os sabores de Itália!

Árvore de Natal Solidária 2025

Saiba como pode ajudar crianças a ter um Natal mais feliz

Com início em 2020, o projeto Árvore de Natal Solidária assinala 5 anos de existência, perdurando enquanto iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, através da Divisão de Associativismo, em colaboração com as diversas Associações de Moradores do Concelho de Cascais.

Este projeto visa promover a solidariedade entre todos, através da doação de brinquedos usados, mas em bom estado de conservação, para que possam ser entregues a crianças mais carenciadas. Para além disso, o projeto tem como premissa fundamental fomentar a economia circular e, por consequência, a sustentabilidade, dando aos brinquedos uma nova vida nas mãos de outras crianças.

Até ao dia 21 de novembro, as Associações de Moradores do Concelho de Cascais têm as portas abertas aos munícipes para receber os brinquedos doados, de que são exemplo jogos didáticos, puzzles, livros, entre outros.

Concluída a angariação destes artigos, é iniciado o seu processo de triagem e desinfeção, culminando na elaboração de cabazes, feitos por género e faixa etária (0-3 anos; 4-6 anos; e 7-10 anos de idade), sendo depois entregues às crianças com o intuito de lhes proporcionar um Natal mais feliz.

Confira as Associações onde pode doar os brinquedos AQUI

O PESA continua a promover a literacia ambiental

Abertura da 13ª edição do programa na ESHTE.

Desde 2012, o Programa de Educação e Sensibilização Ambiental leva o meio ambiente, a natureza, a ciência e a sustentabilidade diretamente aos alunos, procurando que estes se tornem ambientalmente mais conscientes e participativos. Para além disso, através de atividades, dinâmicas e ações de sensibilização, o PESA tornou-se num instrumento complementar ao trabalho dos professores.

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, o auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril foi, novamente, palco do lançamento de mais uma edição deste programa. A sala encheu-se de professores, que marcaram presença para conhecer as novidades que este ano letivo traz para as suas aulas.

“Só este ano tivemos 225 professores envolvidos, que utilizaram quer a sala de aula, quer este património imenso que temos no concelho, para ensinar aos alunos de uma forma mais prática aquilo que são os desafios da mente humana, os desafios do conhecimento, e, acima de tudo, semear aquilo que é mais importante, essa energia que não se esgota, que é a criatividade,” realçou Luís Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente.

Este início da 13ª edição do programa foi também oportunidade para reconhecer os professores, escolas e agrupamentos de escolas pelo seu empenho na promoção da educação e literacia ambiental através do PESA. Foram vários os docentes e membros da comunidade educativa que receberam os “Galardões de Mérito Ambiental” das mãos de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Diana Vale, vereadora.

Ao longo do ano letivo 2024/2025, o PESA realizou 1.372 ações de Educação Ambiental, impactando mais de 30 mil alunos, 266 turmas, 69 escolas do concelho e 225 professores.

Para além das habituais atividades, que procuram aproveitar o património natural do concelho, bem como as infraestruturas existentes, foram anunciadas atividades como “Quem Vive Aqui” e “Do Lixo ao Luxo”, que prometem trazer novas formas de formar cidadãos com maior literacia ambiental e que se tornam voz ativa na promoção da sustentabilidade ambiental.

CMC | DCG | BN | LB

7.ª Gala Solidária dos Bombeiros do Estoril

Comunidade em noite de solidariedade e emoção.

O Salão Preto e Prata do Casino Estoril voltou a encher-se de solidariedade, emoção e boa disposição na noite da 7.ª Gala Solidária dos Bombeiros do Estoril. O evento, que já é uma referência no concelho, teve como principal objetivo a angariação de fundos essenciais para o apoio às corporações de bombeiros locais, reforçando o reconhecimento e a gratidão da comunidade para com os "heróis de capacete".

A noite foi conduzida com simpatia e dinamismo por José Carlos Malato e Vanessa Oliveira, e contou com um cartaz de luxo que garantiu momentos inesquecíveis. Subiram ao palco artistas como João Pedro Pais, Micaela, Mimi Cat, Fernando Pereira, Mico da Câmara Pereira, Filipe Gonçalves, Rita Cruz e o emblemático Coro de Santo Amaro de Oeiras. A comédia também teve lugar de destaque com as participações hilariantes de Jel e de Sinceramente, que arrancaram gargalhadas e aplausos do público.

Um dos momentos mais marcantes da gala foi a entrega simbólica de um capacete dos bombeiros a Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, como forma de homenagem pelo seu contínuo apoio às corporações do concelho.

A autarquia esteve representada ao mais alto nível, com a presença dos vereadores Diana Vale e Francisco Kreye, reforçando o compromisso da autarquia com a valorização e apoio às forças de proteção civil.

A forte adesão do público e o sucesso da gala demonstram, mais uma vez, a união da comunidade de Cascais em torno das suas instituições e daqueles que diariamente se dedicam a salvar vidas e a proteger todos nós.

CMC | GN | FMC

Cascais acolhe EDP Maratona de Lisboa 2025

Prova tem partida em Carcavelos e passagem por Cascais

A EDP Maratona de Lisboa 2025 realiza-se já este sábado, dia 25 de outubro, com partida em Carcavelos (em frente à Nova Business School of Economics) às 08h00 e passagem por Cascais, percorrendo toda a Avenida Marginal no concelho cascalense. Os 42km de uma das mais belas maratonas do mundo finalizam no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Para esta edição, está confirmado um recorde de 15.000 participantes nacionais e internacionais (com 117 nacionalidades representadas), entre os quais maratonistas de elite, numa prova que se tem afirmado no panorama mundial, quer pela sua qualidade, quer pela visibilidade impulsionada através da parceria estabelecida com a Maratona de Londres, uma das mais prestigiadas e reconhecidas provas do mundo.

A conferência de imprensa de apresentação da EDP Maratona de Lisboa 2025 decorreu esta sexta-feira, dia 24 de outubro, em Lisboa, tendo contado com a presença de Francisco Kreye, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Cascais, assim como dos organizadores do evento e atletas participantes.

Este ano com um novo percurso, a EDP Maratona de Lisboa reúne um dos melhores elencos de elite da sua história, com os etíopes Gadisa Birhanu Shumie (2:04:59, em Sevilha 2023) e Betesfa Getahun (2:05:28, em 2019) à cabeça como as grandes figuras - ambos com recordes melhores do que o máximo da prova lisboeta (2:05:45, de Andualem Belay Shiferaw, em 2022). Além destes atletas, existem mais nove homens abaixo das 2:08 horas.

Nas senhoras, a marca do percurso antigo está em 2:24:13 desde 2016 e há três mulheres com máximo pessoal abaixo desse registo: Tadelech Bekele (2:21:40, Londres 2018), Meseret Dinke (2:22:52, Abu Dhabi 2022) e Abebech Afework (2:23:33, Dubai 2015). Além deste duo, há ainda mais outras duas atletas abaixo das 2:25.

Recorde-se que a EDP Maratona de Lisboa é uma prova oficial do calendário da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics).

A realização deste evento exige ajustes pontuais à circulação rodoviária. Consulte os condicionamentos de trânsito aqui

CMC | DG | PM

Aberto o Centro de Dia de Matos Cheirinhos

Uma resposta social cofinanciada pelo PRR que promove autonomia e combate ao isolamento.

Foi durante a manhã de 19 de setembro que se inaugurou o Centro de Dia de Matos Cheirinhos, um novo equipamento social pensado para garantir melhores condições de vida à população sénior da freguesia.

Com 60 lugares disponíveis, salas amplas, jardim e terraço, o espaço oferece agora uma resposta moderna e adequada às necessidades atuais da comunidade.

A cerimónia contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, e de Isabel Miguéns de Almeida Bouças, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, que sublinhou: “Hoje são eles, mas amanhã pode ser qualquer um de nós.”

O momento ficou ainda marcado pela atuação do grupo de coro, que emocionou todos com uma cantiga dedicada à Câmara Municipal de Cascais: “Obrigada pela nossa nova casa, que vamos usar com carinho e dedicação.”

A gestão do equipamento será assegurada pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais, parceira com experiência consolidada no apoio à população mais velha. Cofinanciado pelo PRR, este projeto traduz o compromisso do Município em promover a qualidade de vida, a inclusão e o futuro da população sénior.

CMC | AMM | LB

 

Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0