CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui


Cascais Ambiente - Empresa Municipal de Ambiente de Cascais

800 203 186
Complexo Multisserviços da Câmara Municipal de Cascais
Estrada de Manique nº 1830 – Alcoitão
2645-550 Alcabideche

Atividades: Atividades de aventura, Atividades temáticas, Circuitos de arborismo, Campos de férias.

Dive for All 2015 – Batismo de mergulho adaptado - Inscrições abertas até 21 de agosto

Até 21 de agosto, no site www.cascais.pt, estão a decorrer inscrições para o Dive For All - Batismo de Mergulho Adaptado promovido pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a escola de mergulho Cascais Dive Center e com o Complexo Desportivo Municipal da Abóboda. Para levar a experiência a mais pessoas, nesta quinta edição só serão aceites estreantes no programa.

Destinado a portadores de deficiência ou mobilidade condicionada (temporária ou permanente) e/ou pessoas com necessidades especiais, o projeto Dive For All foi criado em 2011 e visa promover não só o exercício físico, mas também a inclusão, uma vez que o mergulho adaptado é considerado uma terapia com importantes resultados na inclusão de pessoas com deficiência. Já participaram neste projeto mais de 100 pessoas.

Proporcionando uma sensação de “leveza” que facilita os movimentos, a água permite ao praticante deslocar-se muito mais facilmente do que em terra. Para além disso, a prática da atividade proporciona o contato com novas pessoas.

Também para os instrutores de mergulho o trabalho é extremamente gratificante, já que proporciona uma experiência diferente que implica o desenvolvimento de novas competências técnicas e sociais.

Para alargar a possibilidade de novas experiências as inscrições só irão contemplar pessoas que nunca tenham participado no programa.
Numa primeira fase os candidatos recebem aulas de mergulho na piscina municipal da Abóboda para, depois, fazerem o seu batismo de mergulho adaptado na Praia da Duquesa.

Inscrições em formulário online http://www.cm-cascais.pt/formulario/dive-all-2015-inscricoes
 

Calendário Dive for All 2015 |

Mergulho experimental (1ªavaliação) | 31 de agosto a 3 de setembro | Acompanhados por instrutores da Escola Cascais Dive Center, os participantes vão realizar mergulhos na Piscina Municipal da Abóboda, com o objetivo de se familiarizem com os equipamentos e técnicas utilizadas.

Mergulho experimental (avaliação final) | 4 de setembro (apenas participarão neste dia, os participantes que forem confirmados pela organização aptos para o mergulho de mar)

Batismo de mergulho | setembro (data a confirmar – sujeita a confirmação da previsão do estado do mar) | Mergulho final no mar, na praia da Duquesa
Formulário em http://www.cm-cascais.pt/formulario/dive-all-2015-inscricoes

Viver a Semana do Ambiente em Cascais - Iniciativas para todos os gostos e idades

Entre os dias 14 e 22 de março, junte o útil ao agradável e viva autênticos momentos de lazer ao ar livre com a família e os amigos, participando nas atividades que a Câmara Municipal de Cascais programou para assinalar a Semana do Ambiente.

Há atividades para todas as idades. Para crianças dos três aos seis anos, o Centro Ambiental da Pedra do Sal promove a iniciativa “Pesca o Peixe certo”, em que de forma lúdica lhes proporciona conceitos sobre sustentabilidade marinha, sem qualquer dificuldade. Esta ação integra o visionamento de um filme infantil e uma atividade relacionada com a pesca sustentável. Dentro de uma piscina com vários peixes de diferentes tamanhos, as crianças terão que pescar o peixe com o tamanho certo para ser consumido.

Conheça também as espécies vegetais autóctones do Parque Natural Sintra Cascais, participando na ação de voluntariado no Banco Genético Vegetal Autóctone em Vale de Cavalos, que visa assegurar a integridade genética das populações vegetais. Assista ainda à demonstração de “Cães de Gado com Ovelhas”, na Quinta do Pisão, iniciativa na qual se poderá verificar à eficácia dos cães pastores em exercícios de condução de gado, atividade que conta com a colaboração da associação Portuguesa de Cães Pastores.

Se gosta de horticultura, pode optar por fazer uma formação nessa área. Inscreva-se na visita guiada à Barragem do Rio da Mula e à estação de Tratamento de Água. Pode ainda assistir a palestras sobre a qualidade do ar e da água, observação de aves na Quinta do Pisão.

São imensas, as atividades que integram o programa da Semana do Ambiente em Cascais, que se vão realizar em diferentes locais do concelho, como uma visita guiada à Barragem do Rio da Mula e à Estação de Tratamento de Água. Com o apoio da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, fique a conhecer as aves que da Quinta do Pisão. Nesta quinta também pode comprar produtos hortícolas biológicos!

Sobre a edição de 2015 da Semana do Ambiente poderá obter informações pormenorizadas sobre todas estas e outras atividades da edição de 2015 da Semana do Ambiente de Cascais. Inscreva-se na página: http://www.cascais.pt/semanadoambiente

PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO ENTRE A AUTARQUIA E O CENTRO DE CIÊNCIAS DO MAR
No dia 18 de março, será assinado um protocolo de colaboração entre a autarquia e o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE). O objetivo é incluir, no próximo ano letivo, visitas guiadas para a comunidade escolar ao Laboratório Marítimo da Guia (LMG). A assinatura do protocolo será seguida de uma ação de conservação de natureza com uma dupla vertente: erradicação das espécies invasoras - através do arranque do chorão e a limpeza da área intervencionada e da recolha de resíduos, tendo como mote a sensibilização e o envolvimento das pessoas.


 

Ação de sensibilização - “Resíduos dentro do contentor”

Já pensou como faz a separação do seu lixo? E se coloca os resíduos corretamente nos contentores adequados?

Sensibilizar os comerciantes para a importância de depositar  corretamente o lixo é o objetivo da campanha “Resíduos dentro do contentor”, promovida pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Associação Comercial do Concelho de Cascais. 

 

A campanha arrancou no final de fevereiro com a distribuição de folhetos explicativos junto dos comerciantes, a quem se solicita o correto acondicionamento dos resíduos antes da sua deposição nos contentores. 

 

O objetivo é rentabilizar a capacidade das 164 ilhas ecológicas existentes no concelho, dotadas de contentores subterrâneos de grande capacidade. Nesta campanha são feitos vários alertas, por exemplo: a deposição de caixas não espalmadas que, ao ocuparem um volume muito maior, limitam o espaço de depósito das ilhas ecológicas, o que se traduz num maior desgaste de recursos e, muitas vezes, na acumulação indesejável de lixo ao lado dos pontos de reciclagem. 

 

De forma sintética, os folhetos apresentam as instruções para a correta deposição dos resíduos:

1. Acondicionar os resíduos em sacos de plástico bem fechados, 

2. Espalmar as embalagens, 

3. Depositar os resíduos no interior dos equipamentos, 

4. Fechar as tampas e caso não caibam, 

5. Procurar o contentor mais próximo. 

 

Além de apelar à colaboração dos comerciantes para a correta deposição dos resíduos, a campanha alerta para a necessidade de cumprimento do Regulamento Municipal para a Gestão da Higiene Urbana, que prevê uma coima em caso de deposição incorreta. 

 

Sistema de gestão de resíduos de Cascais distinguido com selo “A Smart Project for Smart Cities

Inteligente, amigo do ambiente e capaz de poupar recursos técnicos e financeiros, o sistema de “Gestão de Resíduos e de Sensores de Enchimento das Ilhas Ecológicas” do município de Cascais foi reconhecido com o prémio “Selo - A Smart Project for Smart Cities”. Atribuído pela associação “INTELI - Inteligência em Inovação, Centro de Inovação”, o prémio foi entregue no Centro de Congresso de Lisboa, no âmbito da Green Business Week.

A entrega do prémio decorreu quinta-feira, 5 de março, no Centro de Congressos de Lisboa, confirmando Cascais enquanto município inteligente que, por via da integração de duas tecnologias inovadoras, através de uma plataforma única, sendo esta conjugação inédita em Portugal (plataforma MAWIS da MOBA e sondas de leitura do nível de enchimento e comunicação à distância da SMARTBIN) reduziu, de forma significativa, o número de quilómetros efetuados, número de circuitos realizados, frequência de recolha, bem como o consumo de combustível associado a estas tarefas, poupando 264 toneladas de emissões de CO2 em 2014.

Recuperando em seis meses o investimento inicial, a Câmara Municipal de Cascais, não só melhorou os serviços, como baixou em 13% os gastos diretos da Cascais Ambiente com a prestação dos serviços de recolha entre 2011 e 2014. Em 2015 vai ser alargado o número de contentores subterrâneos a utilizar a tecnologia de sensores de enchimento.
“A componente económica, por via da eficiência, e a mais-valia ambiental, por via da redução de emissões, ruído e melhoria da qualidade do ar foram fulcrais na avaliação”, salienta Nuno Piteira Lopes, vereador do ambiente na Câmara Municipal de Cascais, que recebeu a distinção.

Principais características do sistema “Gestão de Resíduos da MOBA e Sistema de Sensores de Enchimento das Ilhas Ecológicas da SMARTBIN”:

• Planeamento e otimização dos circuitos de recolha;

• Visualização dos circuitos nas viaturas, através de computadores de bordo;

• Registo automático das recolhas dos contentores através de tag´s – tecnologia RFID;

• Registo de anomalias aquando da recolha de RU Indiferenciado e Seletivo (ex: contentor danificado, contentor sujo, objetos fora-de-uso ou resíduos verdes abandonados na via pública);

• Informação online do nível de enchimento dos contentores.

Comece o ano com mais oxigénio | Plantação de espécies autóctones | Fevereiro | Inscrições em curso

Junte a família e participe nas ações de preservação da floresta autóctone através da plantação de espécies nativas. Inscreva-se para os dias 7 e 21 de fevereiro.
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais que, só no último ano, contou com mais de 2300 participantes e de 3000 novas plantas. Esta atividade em pleno Parque Natural Sintra-Cascais tem dois objectivos: proteger uma área natural extremamente sensível, promovendo comportamentos responsáveis, e, simultaneamente, proporcionar um dia ao ar livre, em família, com as mãos na terra, integrando os munícipes na preservação da floresta.
 
 
Refira-se que as florestas autóctones são peças-chave na preservação do equilíbrio da fauna e flora, sendo verdadeiros refúgios fundamentais para a reprodução de diversas espécies animais e vegetais. Estas florestas são mais resistentes a pragas, doenças e períodos de seca ou chuvas intensas, contribuindo para manter a fertilidade do espaço rural e o equilíbrio biológico das paisagens.
 
 
A atividade repete-se nos dias 7 e 21 de fevereiro. Por isso, desculpas não faltam para começar o ano a ajudar o meio ambiente. 
 
Junte-se a esta iniciativa e inscreva-se já através do Formulário de Inscrição.
 

Cascais amiga do ambiente | Balanço de 2014 de resíduos urbanos

Recolhidas mais de 130 mil toneladas de lixo.


Com a missão de garantir a limpeza das ruas do concelho, a Cascais Ambiente fechou o ano de 2014 com cerca de 130 mil toneladas de resíduos recolhidos. 

Deste total, cerca de 85 mil toneladas foram de resíduos indiferenciados. No que diz respeito aos seletivos, foram recolhidas 4.099 toneladas de papel/cartão, 3.016 toneladas de vidro, 11 mil toneladas de resíduos de limpeza e 2.175 de embalagens e plástico. 

No que toca aos resíduos urbanos equiparados, as quantidades recolhidas dividiram-se em 2.396 toneladas de objetos fora de uso e de 22.800 toneladas de cortes de jardim. 

 

Recorde-se que durante o ano passado foram promovidas diversas iniciativas de recolha de lixo. A mais recente, a operação Boas Festas, tinha como objetivo adaptar os serviços às necessidades extraordinária procurando-se assim que os munícipes tenham sempre contentores com capacidade disponível para a receção dos seus resíduos nesta época festiva.

 

Outra das iniciativas foi a campanha de sensibilização para a recolha de objetos fora de uso, que tinha como missão sensibilizar os munícipes para o agendamento prévio da recolha de objetos de grandes dimensões. Também a Brigada “Minas e Armadilhas” conquistou os munícipes para a sensibilização dos donos menos atentos ao problema dos dejetos caninos abandonados. 

Em 2015, a Cascais Ambiente continuará com a sua missão: contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida dos residentes e visitantes do concelho

 

Exposição Eco-Natal exibe árvores decoradas com materiais reciclados

Já está patente no antigo quartel dos Bombeiros de Cascais a exposição Eco-Natal que exibe 29 árvores decoradas com materiais reaproveitados elaboradas por alunos do ensino básico e pré-escolar, público e privado, do concelho. O objetivo é sensibilizar os cascalenses para a necessidade de reduzir a pegada ecológica.

Esta é a 6ª edição da exposição que termina, em janeiro, com a atribuição do Prémio Eco-Natal que distingue a escola cuja árvore mais se destaca pela criatividade no reaproveitamento dos materiais decorativos. Até lá são esperadas muitas visitas de familiares e amigos no antigo edifício dos Bombeiros, em plena Praça 5 de Outubro, junto à Câmara Municipal de Cascais.

Lançado pela Câmara Municipal de Cascais no ano letivo de 2009/10, o Eco-Natal contou já com o envolvimento de 13 mil alunos de escolas públicas e privadas do concelho na decoração de 182 árvores.

Incentivando os mais jovens a serem agentes ativos na preservação do ambiente, o projeto Eco-Natal envolve, em sala de aula, crianças dos três aos 10 anos que, dando largas à sua criatividade, dão nova vida a cápsulas de café, jornais, revistas, tampas e embalagens que se transformam em enfeites de Natal.

Aplicar a Política dos 4 R’s – Reduzir, Reutilizar, Recuperar e Reciclar, o projeto Eco-Natal pretende sensibilizar para o consumo excessivo de materiais e promover os conceitos de reutilização e recuperação de objetos fora de uso.

O Programa inclui diversas atividades teóricas e práticas que abordam as temáticas dos Resíduos, Mar, Energia, Natureza e Cidadania. Está sistematizado numa agenda, distribuída gratuitamente aos professores de todas as escolas de Cascais, do ensino pré-primário ao secundário.
 

Cascais adapta circuitos de recolha de resíduos indiferenciados na época de Natal e Ano Novo

De modo a garantir a limpeza das ruas do concelho durante o período de Natal e Ano Novo, a Câmara Municipal de Cascais, através da Empresa Municipal de Ambiente de Cascais, volta a promover a Operação Boas Festas.

O objetivo é adaptar os serviços de recolha às necessidades extraordinárias da época, evitando o enchimento dos contentores durante muito tempo e precavendo situações de resíduos espalhados nas ruas e maus cheiros, entre outras.

Assim, solicita-se aos munícipes que, nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro, depositem os resíduos indiferenciados nos contentores considerando as alterações de horários previstas.

Desta forma, estarão a contribuir decisivamente para a limpeza urbana do concelho de Cascais.

Horários a considerar:
 

24 e 31 de dezembro
Turno da manhã: horário habitual, entre as 04h00 e as 12h00
Turno da noite: horário antecipado, entre as 14h00 e as 19h00

25 de dezembro e 1 de janeiro 2014
Turno da manhã | horário antecipado, entre as 03h00 e as 11h00
Turno da noite | horário antecipado, entre as 20h00 e as 01h00

A couve perfeita para o Natal está na horta biológica da Quinta do Pisão

Vai ser possível colher diretamente da horta biológica da Quinta do Pisão, em Cascais, nos próximos dias 14, 21 e 28 de dezembro, das 9h00 às 13h00


Não é para todos o privilégio de poder colher diretamente da terra para o prato os legumes que se quer comer. Pois bem, vai ser possível fazê-lo na horta biológica da Quinta do Pisão, em Cascais, nos próximos dias 14, 21 e 28 de dezembro, das 9h00 às 13h00. Da terra para a Ceia do Natal!

 

A couve portuguesa, imprescindível na Ceia de Natal de milhares de portugueses, é um dos alimentos que pode ser retirado diretamente da terra, garantindo a frescura máxima dos alimentos. 

 

Cultivados numa horta com cerca de um hectare, os produtos agrícolas da Quinta do Pisão são 100% biológicos e certificados, ou seja, a sua produção não inclui a utilização de pesticidas, adubos químicos de síntese ou organismos geneticamente modificados. O cultivo recorre ainda a práticas sustentáveis e de impacte positivo para os ecossistemas locais, beneficiando a fauna e flora deste espaço natural gerido pela Câmara Municipal de Cascais. 

 

Para além dos produtos da época - como a couve portuguesa, acelgas, funcho, rabanetes, a alface roxa ou verde e o pimento - estão também à venda ervas aromáticas, nomeadamente a hortelã e a erva-cidreira, mel, marmeladas e compotas caseiras. Os visitantes podem ainda adquirir lenha ensacada, cuja madeira é proveniente dos trabalhos de limpeza florestal que se realizam na Quinta do Pisão.

 

Sobre a Quinta do Pisão | Propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Cascais e localizada no sopé da Serra de Sintra, em pleno Parque Natural de Sintra Cascais, a Quinta do Pisão é gerida pela Câmara Municipal de Cascais, através da Empresa Municipal Cascais Ambiente. Com 360 hectares a quinta acolhe várias espécies em risco como os burros lanudos e a ovelha campaniça que ali foram introduzidas pela Câmara Municipal de Cascais e que, com a ajuda dos cavalos selvagens que ali habitam, ajudam a promover o equilíbrio do ecossistema local e a preservar a fauna e flora da Quinta do Pisão. Assumindo a gestão da Quinta em 2008, a Câmara Municipal de Cascais tem promovido a requalificação das infraestruturas e espaços naturais da quinta tendo já sido possível plantar mais de 65.000 árvores, recuperar caminhos e linhas de água, abrindo o espaço à visitação. Decorrem ali ao longo do ano diversas manifestações culturais, de que é expoente máximo o LandArt. Também a antiga zona agrícola foi recuperada, ocupando um hectare no qual são produzidos produtos agrícolas cuja venda reverte a favor dos trabalhos de gestão ambiental desenvolvidos na Quinta do Pisão.

 

 

Campanha combate abandono de dejetos caninos | “O seu bairro é um campo minado?”

A Câmara Municipal de Cascais está decidida a formar os munícipes menos preocupados com o ambiente e higiene urbana. Vai disponibilizar bandeiras vermelhas nos dispensadores de sacos para quem quiser sinalizar os dejetos de animais abandonados na via pública. A ideia é denunciar o mau comportamento dos donos irresponsáveis.

“Seja um dono responsável, recolha os dejetos do seu cão” é o mote da campanha que arranca dia 15 com distribuição de folhetos informativos. Dia 18 de setembro arrancam ações de rua, a primeira na Alameda da Guia/Quinta do Rosário, na Torre, cuja missão é premiar donos conscientes e, simultaneamente sinalizar dejetos abandonados com uma bandeira vermelha. Dia 25 as ações de rua passam para o jardim público da urbanização Jardins da Parede.

Com o apoio de Ana Galvão e Júlio Isidro, a campanha apela à mudança de comportamentos dos donos, motivando-os a adotarem comportamentos mais respeitadores. A autarquia vai disponibilizar bandeiras vermelhas nos dispensadores de sacos dos locais onde decorrerão as ações de rua e que se destinam a sinalizar os dejetos nos passeios, logo o mau comportamento dos donos. A campanha desafia os cumpridores a fazerem uso destas bandeiras vermelhas: “Assinale o dejeto esquecido por alguém menos informado”, assim se pode ler no folheto informativo que será divulgado durante a campanha. Saliente-se que a Câmara de Cascais investe 100.000€/ano em dispensadores com sacos para a recolha dos dejetos caninos.

“O seu bairro é um campo minado?” Assim se questiona a população em geral aproveitando para enunciar que há doenças potencialmente fatais transmissíveis pelos dejetos de cães, como a hidatidose, a raiva ou a toxocarose e que podem ser evitadas com um simples gesto.

Ações de rua das 08h00 às 10h00 e das 17h00 às 20h00 | Alameda da Guia /Quinta do Rosário, na Torre, nos dias 18, 19, 20 e 21 de setembro; jardim público da urbanização Jardins da Parede nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro.

Dados úteis:

100.000 €/ano investidos em dispensadores com sacos

500 dispensadores de dejetos caninos no concelho

Varredura manual de locais mais “minados”

Páginas

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0