CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Hortas Comunitárias

As Hortas Comunitárias são espaços de convívio, lazer e aprendizagem, com um forte potencial sociocultural e de incremento da qualidade de vida dos seus utilizadores. São parte integrante da Estrutura Ecológica do concelho, e estão localizadas em parques e espaços verdes de lazer, trazendo uma nova utilização ao espaço público, onde as diferentes gerações podem conviver.

As Hortas Comunitárias de Cascais estão implementadas em terrenos da autarquia que são disponibilizados aos munícipes para a prática de horticultura. Estes terrenos, geralmente inseridos em espaços verdes de lazer, são divididos em talhões de aproximadamente 35 metros quadrados e equipados com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água.

Os participantes são selecionados por ordem de inscrição e em função da proximidade da sua residência à localidade da horta. É firmado um contrato de duração anual (porém renovável) com o horticultor de cada talhão.

Todos os horticultores recebem formação prática e teórica sobre agricultura sustentável e sobre as normas de convivência nos espaços comuns das hortas. A utilização do espaço requer o cumprimento das regras estabelecidas no Regulamento das Hortas Comunitárias, ou seja, a utilização correta dos recursos oferecidos, uma convivência sã entre horticultores, bem como, o cumprimento das técnicas de uma agricultura sustentável e livre de químicos.

Atualmente há oito Hortas Comunitárias no concelho de Cascais:

 

Alto dos Gaios
Localizada na freguesia do Estoril, está inserida no Parque Urbano do Alto dos Gaios, foi uma valência solicitada pelos moradores em sessões de participação pública realizadas aquando do desenvolvimento do projeto pela Câmara Municipal de Cascais. Os horticultores são na maioria reformados com alguma experiência em horticultura. São bastante dedicados, sendo possível vê-los diariamente nas suas práticas agrícolas.
Ano de implementação: 2009
N.º de talhões: 6
Área média: 30 metros quadrados
 
Outeiro de Polima 
Localizada na freguesia de São Domingos de Rana, está enquadrada no Parque Urbano de Outeiro de Polima. Composta por horticultores ativos profissionalmente, as hortas de Polima são encaradas por muitos dos participantes como locais pedagógicos, onde os filhos podem entrar em contacto com a terra e aprenderem o que é a agricultura.
Ano de implementação: 2010
Nº de talhões: 30
Área média: 15 metros quadrados
 
Bairro São João da Rebelva
Implementada junto ao Bairro de S. João da Rebelva, onde existiam anteriormente algumas hortas de génese espontânea, foi criada aquando da requalificação de toda a envolvente do bairro, respondendo aos anseios dos moradores. Os participantes são na maioria reformados (alguns deles já praticavam horticultura no local), mas também podemos encontrar horticultores mais novos entusiasmados com a possibilidade de praticar agricultura à porta de casa.
Ano de implementação: 2010
N.º de talhões: 17
Área média: 30 metros quadrados
 
Alto da Parede
Situada junto ao Centro de Saúde da Parede, num local onde se pensa ter existido hortas no passado devido à presença de algumas árvores de fruto.
Ano de implementação: 2011
N.º de talhões: 18
Área média: 30 metros quadrados
 
Quinta dos Lombos 
Situa-se num terreno municipal na Quinta dos Lombos, freguesia de Carcavelos, inserida num espaço público mais amplo. 
Surge com a reabilitação de um terreno municipal (estava devoluto), tendo sido também criado um equipamento de estadia e outro de utilização lúdica.
Ano de implementação: 2013
Nº de talhões: 25
Área média: 30 m2
 
Bairro das Joaninhas
Horta comunitária situada junto do bairro municipal do Zambujal, freguesia de S. Domingos de Rana.
Implicou a recuperação total de um terreno devoluto. Está inserida num espaço verde mais vasto, onde se inclui um campo de jogos, também ele totalmente requalificado.
Ano de implementação: 2013
Nº de talhões: 15
Área média: 30 m2
 
Pinhal dos Navegadores
Horta implementada junto ao Bairro das Fontainhas, em Cascais
Surge na sequência de uma proposta do Orçamento Participativo, que só contemplava a criação de um parque infantil inclusivo. Porém, a autarquia decidiu criar, além do parque infantil, um amplo espaço verde sem quaisquer barreiras de acesso à população deficiente e, “a reboque”, também uma horta comunitária.
Ano de implementação: 2013
Nº de talhões: 24
Área média: 30 m2
 
Adroana
Freguesia de Alcabideche. Surge do contacto direto com a população que mostrou um grande interesse e, até, alguma necessidade. Além da horta comunitária, foi ainda construído um campo de jogos.
Ano de implementação: 2014
Nº de talhões: 28
Área média: 30 m2

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0