Está aqui
Cascais debate a construção do futuro na diversidade | Visita de Peritos da Intercultural Cities

Cascais aderiu à Rede Portuguesa de Cidades Interculturais em Maio de 2013. Como membro ativo da Rede, o Município aplicou esta ferramenta, o Index, que avalia os recursos e o estado atual da política local de gestão da diversidade.
“Cascais orgulha-se de ser uma das mais multiculturais comunidades do país que se afirmou ao longo dos séculos através da diversidade, hoje cerca de 86% das nacionalidades do mundo estão representadas entre nós”, afirmou o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, presente no evento.
Defendendo a importância das Cidades na liderança do processo de integração das comunidades estrangeiras, o autarca referiu, ainda, que “qualquer líder local sabe que a prosperidade da sua cidade se constrói em cima da diversidade”, pelo que a preocupação transversal a toda a atividade do município deve ser a diversidade e a inclusão.
Carlos Carreiras lembrou, ainda, que as Conferências do Estoril, em Maio, têm como tema principal precisamente o fenómeno das migrações no mundo.
A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais é um projeto do Conselho da Europa. Em 2008, ano Europeu do Diálogo Intercultural, o Conselho da Europa fundou uma rede de cidades europeias que adotaram políticas interculturais, a favor de uma correta integração dos imigrantes e respeito pela diversidade. A rede conta atualmente com 116 cidades. Foram também criadas redes nacionais em 30 países. Portugal constitui a Rede Portuguesa de Cidades Interculturais da qual fazem parte 12 Municípios.