Está aqui
Cascais tem nova escola de Proteção Civil










Cascais está a apostar cada vez mais na informação pública e na promoção da cidadania ativa. E nesse sentido acaba de inaugurar um polo de sensibilização que ensina ao público em geral, mas especialmente aos alunos, as normas e os procedimentos relativos à prevenção e segurança de riscos, no âmbito da proteção civil.
Esta Escola Municipal de Proteção Civil (EMPC) de Cascais, que tem lugar na antiga escola primária (BIRRE 1), prepara os visitantes para as medidas de autoproteção em caso de sismo/ tsunami, ensina a proteger a floresta, ajuda a prevenir acidentes domésticos, reconhece a importância da mochila de emergência, dá a conhecer os principais riscos no concelho de Cascais e o circuito de evacuação de emergência.
“Esta escola surge na sequência de um projeto que já existe há algum tempo e que pretende criar um espaço dedicado à sensibilização, acima de tudo das crianças, para os perigos do dia-a-dia dentro e fora das habitações. As várias atividades e informação que disponibilizamos neste espaço vão nesse sentido”, explica Carlos Mata, diretor do serviço Municipal de Proteção Civil.
A visita à EMPC de Cascais é gratuita, realiza-se mediante marcação através do e-mail dpse@cm-cascais.pt com o horário preferencial de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 16h00, e com o objetivo de garantir o aumento da cultura de segurança da população.