CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Exposição “Paula Rego: Anos 80” mostra obras inéditas em Cascais

A Exposição "Paula Rego: Anos 80" revela uma mudança radical da artista na “forma de fazer” arte.

Foi hoje inaugurada na Casa das Histórias Paula Rego, a exposição “Paula Rego: Anos 80. A exposição reflete uma década que coincide com mudanças pessoais, sociais e artísticas que provocaram em Paula Rego um sentimento de liberdade em relação às expectativas impostas quanto ao modo de "fazer arte" e que se traduziria numa reformulação do seu processo de trabalho.

“Anos 80" reúne 52 obras de grande formato, na sua maioria provenientes de coleções particulares, algumas delas inéditas. Segundo Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação Luís I a exposição "apresenta algumas obras que nunca foram exibidas em Portugal, por terem sido vendidas em Londres, na década de 1980”.

Conjuntamente com esta exposição foi também inaugurada a 3ª edição do Prémio Paula Rego, com uma seleção de 34 obras de alunos da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

“Trata-se do terceiro ano do prémio e o último dedicado exclusivamente aos alunos da FBAUL, uma vez que será alargado a outras instituições de ensino artístico do país”, referiu Sandra Tapadas, da FBAUL, responsável pela coordenação destas edições.

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na inauguração das exposições afirmou: “É bom continuar a ver a Casa das Histórias sempre repleta, com quem aprecia a obra de Paula Rego”. Para o autarca "é sempre uma alegria estar numa nova exposição na Casa das Histórias que é uma âncora do Bairro dos Museus, espaço que tem cada vez mais frequência e presença de apreciadores de arte”.

Para Nick Willing, filho de Paula Rego, as obras da exposição “Anos 80”, “refletem uma força, uma energia completamente nova na obra da mãe”. Quanto ao prémio Paula Rego, Nick referiu que “este é um bom ano, foi difícil escolher as 34 obras aqui presentes. A obra escolhida por Paula Rego será comprada por ela e colocada em sua casa”, acrescentou.

Ao longo de sete salas, na exposição Paula Rego Anos 80", o visitante poderá apreciar, entre outras, as séries "Menina e Cão" e "Dentro e fora do Mar", as fábulas de La Fontaine ou uma homenagem ao pintor e escultor francês Jean Dubuffet, cuja obra contribuiu para o fim do impasse criativo de Paula Rego. A propósito desta época, a pintora confidenciou: «Foi só quando a minha vida pessoal regressou ao meu trabalho que as coisas melhoraram. […] Voltei a pôr os pés na terra.»

A vida conjugal, a paixão, o ciúme, a infidelidade, a vingança, temas que surgem na série "Macaco Vermelho", de 1981, são explorados com crueza e humor, e "não se deixam condicionar pelos limites de uma moralidade convencional". A exposição "Paula Rego: Anos 80" está patente ao público de 13 a 26 de maio de 2019, na Casa das Histórias Paula Rego. Com curadoria de Catarina Alfaro, a organização pertence à Fundação D. Luís I e à Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

Das obras a concurso será feita uma seleção - da exclusiva responsabilidade da pintora – da qual resultará a exposição “3ª edição do Prémio Paula Rego”. A mostra decorre na Casa das Histórias Paula Rego entre 13 de dezembro e 24 de fevereiro de 2019, dia em que será anunciado o vencedor e apresentado o catálogo. 

 

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0