Está aqui
Horasis Global Meeting traz a Cascais 800 empresários e governantes de todo o mundo

Foi apresentado esta sexta-feira, 5 de abril, no Hotel PortoBay Liberdade, o programa do Congresso Horasis Global Meeting.
Esta já é a 5ª edição de um evento Horasis, depois do Horasis China e do Horasis India, há três anos que Cascais recebe este evento. Para Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, esta edição “está a bater todos os records, temos 800 participantes que representam mais do que o PIB português em termos de riqueza acumulada”.
O evento vai contar com a presença de vários ministros internacionais, membros do governo português, ex-chefes de estados, vários jornalistas internacionais e ainda grandes pensadores académicos fazendo com que o Horasis Global Meeting traga para Cascais “um evento que este ano acreditamos que vai ser o evento de excelência neste nicho dos negócios internacionais, atração de investimento, pensar a globalização, pensar o futuro da humanidade e encontrar soluções para os problemas do nosso dia-a-dia,” destaca Miguel Pinto Luz.
Em relação ao impacto económico que este evento tem no concelho, o Vice presidente da autarquia salienta que o Horasis tem, “anualmente, um impacto direto de 1.2 a 1.5 milhões de euros,” acrescentando ainda que “depois há externalidades positivas que têm a ver com alguns destes investidores implementarem a sua atividade no nosso país e isso para nós é muito relevante.” Embora ainda seja cedo para medir o impacto económico que este evento traz para o país porque só deverá ser realizado a médio e longo prazo, Miguel Pinto Luz garante que este evento já tem “resultados muito positivos de impacto na nossa economia”.
Frank-Jürgen Richter, Presidente do Horasis, afirma que escolheu Cascais para realizar este evento porque “Cascais é o sítio para estar até pela forte parceria entre o Horasis e a administração local” acrescentando ainda que o nosso concelho é “o local para diálogos globais, onde vêm pessoas de todo o mundo, uma vez por ano, para formar a agenda global”.
“O tema desta Horasis Global Meeting é sobre como catalisar os benefícios da globalização, e amanhã vamos começar a nossa cimeira a pensar como reposicionar a globalização para que todos possam sair beneficiados,” adiantou Frank-Jürgen Richter.
Também presente na cerimónia de apresentação esteve José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas, em representação da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. José Apolinário salientou que a ministra se associou a este projeto “desde o início, felicitando também a câmara municipal por acolher esta iniciativa, porque é um projeto estratégico para captar investidores, para criar rede, para trazer conhecimento e investimento e dessa forma também ajudar ao crescimento sustentável do país”.
O Horasis Global Meeting decorre entre os dias 6 e 9 de abril, e junta no Centro de Congressos do Estoril, grandes personalidades, empresários e governantes que vão discutir o futuro da globalização. (F.M.C.)