Está aqui
Vida de cão também se pode salvar num minuto

Um grupo de colaboradores da equipa de piquete de intervenção de emergência e resgate de animais de companhia da Associação São Francisco de Assis e vários elementos das forças de segurança (GNR, PSP e Polícia Municipal) do concelho estão a formar-se, durante esta semana e a próxima, num curso de primeiros socorros para animais de companhia.
“Para quem trabalha com animais é sempre importante ter um curso de primeiros socorros para saber como agir nas diferentes situações. Se um animal estiver em risco de vida os técnicos podem atuar imediatamente e até salvá-lo”, afirma Carolina Rebelo, médica veterinária municipal em exercício, também formadora nesta ação.
O curso, de componente teórica e prática com duração de 10 dias, ensina como agir em caso de paragem cardíaca ou respiratória, atropelamento, queda, fratura, afogamento, choque de calor ou frio, entre outras questões passíveis de acontecer em animais de companhia.
O grande objetivo é dotar os colaboradores da associação e as forças de segurança de conhecimentos técnicos que lhes permitam saber fazer manobras de socorro e até avaliar a situação em que os animais se encontram. SJ