CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Covid-Bus realiza testes serológicos na Secundária de Carcavelos

"Existe a perceção de que há um resultado efetivo positivo" no trabalho de prevenção, considera Carlos Carreiras.

Profissionais de educação, docentes e não docentes da Escola Secundária de Carcavelos realizaram hoje testes serológicos, a bordo de um autocarro que vai percorrer todas as escolas do concelho, numa vasta ação de prevenção contra a pandemia da Covid-19.

No âmbito desse combate, o Covid-Bus iniciou os seus trabalhos dia 1 de setembro para a realização de testes serológicos destinados a aferir a exposição ao coronavírus, executado por profissionais de saúde. O teste é gratuito para todos os profissionais do setor da Educação dos estabelecimentos de ensino de Cascais (públicos e privados), nomeadamente professores, técnicos superiores e especializados, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

O presidente da Câmara Municipal, Carlos Carreiras, recorda que o município de Cascais foi o primeiro a disponibilizar testes gratuitos à covid-19.

“Nós estamos a testar todos os cidadãos de Cascais que queiram realizar os testes. Tivemos a possibilidade de realizar uma parceria com a Salvador Caetano para adaptar um autocarro que está agora a ir a grupos específicos. Conseguimos ter uma boa ação nos bairros do concelho, especialmente nos bairros sociais, com belíssimos resultados, e ao fim e ao cabo é replicar essa experiencia para outros grupos alvos, nomeadamente os agrupamentos escolares, com a abertura do ano letivo, depois, novamente, nos lares de idosos, com quem temos tido um acompanhamento muito próximo, e outros grupos que se venham a justificar, no âmbito da coordenação que temos com as autoridades de saúde”.

O autarca considera que existe a perceção de que há um resultado efetivo positivo, que junta um conjunto de vontades e de competências técnicas e legais, a começar nas autoridades de saúde, e, neste caso, com os agrupamentos de escolas e as associações de estudantes”.

“Nos lares, o que nos interessa é proteger o cidadão utente e não fazemos distinção se são públicos ou privados e, se forem privados, se são legais ou ilegais”, sublinha Carlos Carreiras.

“A próxima ação será novamente junto dos nossos lares do concelho, são cerca de oitenta, em que o autocarro tem uma vantagem porque se desloca ao local e tem uma capacidade de resposta mais flexível e mais próxima”, acrescenta.

Inquirido sobre se está satisfeito com o trabalho de prevenção realizado até agora pela autarquia, afirmou: “Satisfeito estarei quando tivermos dado cabo da pandemia, mas com a consciência muito clara que temos um inimigo pela frente por largos meses”.

"Percorremos 40 bairros do concelho, a maior parte deles bairros sociais. Foi uma ação extremamente positiva, não só pela realização dos testes, mas por um conjunto de outras ações agregadas, tal como sensibilização e distribuição gratuita de máscaras e de alimentação. Teve uma componente social muito forte", destaca o autarca.

Segundo Carlos Carreiras, estas medidas têm contribuído para "conter a propagação" da pandemia.

Segurança e tranquilidade nas escolas de Cascais

Ainda no âmbito da luta contra a pandemia, a autarquia vai desencadear, através da Cascais Próxima, mais uma ação que visa contribuir para a segurança e tranquilidade da Comunidade Educativa, através de um plano de ações de desinfeção preventiva de interiores nas Escolas Públicas.

A Autarquia já ultrapassou as 40 mil pessoas testadas e quer testar toda a população, de 214 mil habitantes.

Estabelecimentos de ensino rede pública e contrato de associação

Os profissionais de educação, docentes e não docentes, que desempenhem funções nos Agrupamentos deverão realizar o teste, necessitando para o efeito de fazer a inscrição prévia junto do respetivo Agrupamento. No ato da realização do teste é obrigatória a apresentação do cartão de cidadão.

Para esclarecimento de dúvidas e informações: Departamento de Educação – ded@cm-cascais.pt | 214 815 242

Horários: Entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 16h30

Dia 1: Escola Alto da Peça, Alcabideche
Dia 2: Escola Básica da Alapraia - Alapraia
Dia 3: Escola Salesianos de Manique
Dia 4: Escola Básica e Secundária de Alvide
Dia 7: Escola Básica e Secundária de Carcavelos - com a presença do presidente da CM Cascais às 15h00
Dia 8: Escola Secundária de Cascais
Dia 9: Escola Básica e Secundária da Cidadela - Cascais
Dia 10: Escola Básica e Secundária Frei Gonçalo de Azevedo
Dia 11: Escola Básica e Secundária Ibn Mucana
Dia 14: Escola Básica e Secundária Matilde Rosa Araújo
Dia 15: Escola Secundária Fernando Lopes Graça
Dia 16: Escola Secundária de S. João do Estoril

Escolas do Ensino Particular e Cooperativo

Na impossibilidade de levar a todas as Escolas do Ensino Particular e Cooperativo o COVID-BUS, como está a acontecer com as Escolas da Rede Pública, a Câmara Municipal de Cascais disponibiliza a todos os profissionais de educação dos estabelecimentos de ensino da rede particular e cooperativa o acesso gratuito à rede de Laboratórios de Análises Clínicas da área do município com a qual tem acordo. Os profissionais devem, para o efeito, contactar as respetivas direções.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0