CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Top Gear France grava episódio em Cascais

Automóveis fabricados em Portugal são as estrelas do episódio Top Gear France gravado em Cascais. Para ver em março de 2021.

É um dos programas de topo de audiência em França, uma espécie de “culto” para os aficionados da automobilia. Falamos do Top Gear France que, por estes dias, esteve em Cascais para rodar um episódio da sétima temporada que certamente vai dar que falar.

Encontrámos a equipa “Top Gear France” já no paddock do Circuito Estoril. Todos muito ocupados a aproveitar as tréguas da chuva copiosa que, a 18 de setembro, parecia anunciar o fim do verão. A noite foi “de loucos”, depois de uma tarde a aproveitar a calma da vila para gravar “umas peripécias” com o microcarro Sado 550, fabricado pelo Entreposto Veículos Comerciais, em Setúbal, entre 1978 e 1985.

Não vimos, com muita pena, o Edfor Grand Sport 1937, de fabrico artesanal, criado pelo industrial portuense Eduardo Ferreirinha com inspiração no Ford V8. “O avozinho”, como referiu Luc Alphand, da equipa Top Gear France, emprestou o charme ao episódio, mas já tinha regressado à “box”.

Só o UMM Alter 2.5 produzido pela portuguesa União Metalo Mecânica que cessou o fabrico em 2006, esperou pela nossa equipa de reportagem. Para compensar pudemos ver alinhar na linha de partida, para uma corrida improvável, quatro Datsun 1200 (Production Cup), “bólides” que estão bem no coração dos portugueses e que ajudaram a dar cor e “muita garra” ao episódio produzido pela BBC para a RCM Découverte que será transmitido em março de 2021.

“Quando soubemos que Portugal, que não tem grande passado como construtor automóvel, tinha produzido estes três veículos e que os podíamos filmar não tive dúvidas em fazer um episódio só sobre isso”, explica Thomas Richard “Jack”, responsável de produção da BBC. E é fácil perceber que o episódio tinha de ser rodado aqui. “Em Cascais tinham todos os ingredientes para gravar um episódio fantástico: pessoas muito simpáticas, carros incríveis e o autódromo”. Apesar do cansaço, Jack não esconde o entusiasmo: “é a primeira vez que gravamos aqui e estamos muito felizes, porque é um local tão icónico para o desporto automóvel”. Acresce o facto de dois dos anfitriões do programa já terem disputado provas justamente no Autódromo do Estoril: “Tínhamos mesmo de vir!” reitera o produtor.

“Quando fomos contactados, ainda em fevereiro, pela produção do programa – que tem muitos anos de história - através da Associação de Turismo de Cascais não hesitámos em recebê-los”, confirma Frederico Nunes, vereador na Câmara Municipal de Cascais, destacando a “importância que este tipo de produções tem para ajudar a divulgar o destino Cascais. Ajuda-nos a projetar a nossa marca para o exterior”.

Previstas para mais cedo, as filmagens foram adiadas por causa da pandemia, mas a produção não abriu mão de levar ao pequeno ecrã francês cenários incríveis como o Guincho, a vila de Cascais e o icónico autódromo inaugurado em 1972, onde campeões do mundo de Fórmula 1 se sagraram vitoriosos: Alain Prost conquistou aqui o tetracampeonato em 1993 e Ayrton Senna as suas primeiras “pole position” e vitória, em 1985.

“Estrela” do Top Gear France, Luc Alphan, antigo campeão do mundo de esqui alpino (10996) e piloto automóvel (vencedor Paris-Dakar em 2006), estava em casa: “adoro Portugal e Cascais. Já fiz aqui muitas provas. É um país extraordinário para o desporto automóvel. Tenho muito boas recordações daqui”. Para aguçar a curiosidade, que só poderá ser satisfeita em março de 2021, deixa escapar que gravaram “paisagens fantásticas e pequenos concursos divertidos”. “Fiquei muito surpreendo em descobrir o Sado 550, o “avozinho” EdFord e o robusto UMM. Deixa mesmo o repto à audiência francesa: “Portugal é um país que amo, com muita tradição e pessoas patrióticas que amam o seu país. É calmo e um país onde nos sentimos bem. Venham descobri-lo!”

Francisco Pinto de Abreu, da Race Ready, foi o produtor de carros, uma missão de elevado stress para reunir todos os veículos, mas, acima de tudo, garante: “tem sido muito divertido”.

O ator Philippe Lellouche, o piloto Bruce Jouanny e o jornalista Yann Larret “Le Tone”, completam o conjunto divertido que faz do Top Gear France um dos mais queridos do público.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0