Está aqui
Cascais solidária com Pemba

“Levo a expectativa de que este encontro seja o princípio de uma grande amizade entre o município de Pemba e o município de Cascais”, disse Nasser Insa, vice-presidente da autarquia moçambicana, um dos municípios da província de Cabo Delgado, recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cascais pelo presidente Carlos Carreiras.
Deste primeiro encontro resultou a assinatura de um memorando de intenções que “expressa a vontade das partes em dar início ao processo legal que resulte na assinatura de um Acordo” entre estes dois municípios “que permitirá o desenvolvimento de ações de interesse mútuo”.
Nasser Insa espera que esta aproximação entre Pemba e Cascais possa resultar no desenvolvimento de vários projetos de cooperação: “Estamos a precisar de intervenção em várias áreas: nos Mercados, nas zonas Verdes, na construções de estradas, na formação… há muito trabalho a fazer no nosso concelho e tenho a expectativa de que estas parcerias possam ajudar a desenvolver a nossa cidade”, disse Nasser Insa.
Recorde-se que a cidade de Pemba viu a sua população duplicar, com a chegada de uma população deslocada por força de ações de terrorismo naquela província rica em recursos naturais. A pacificação daquele território foi conseguida nos últimos tempos por força de uma intervenção das forças militares moçambicanas apoiadas por forças da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e do Ruanda.
Calcula-se que o número de população deslocada possa rondar os 800 mil, mas em Pemba a cidade viu duplicar o número de habitantes nos últimos tempos, de 200 mil habitantes passou para 400 mil, com todos os problemas que esta súbita explosão populacional provoca.HC/LB/CMC