CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Smart Citys e a mobilidade

Desafios para o futuro pós-pandemia

Como é que as cidades vivem a mobilidade e gerem expetativas? Como é que podemos combater o déficit de energias alternativas? Como gerimos a questão da transição energética e da mobilidade sustentável nas cidades no atual contexto de guerra e pós-pandemia? Estes temas, entre outros, foram debatidos no encontro “A Mobilidade como Motor de Desenvolvimento”, evento preparatório da conferência Portugal Mobi Summit 2022, que se realiza de 28 de setembro a 2 de outubro.

Neste encontro, estiveram reunidos vários atores políticos e CEO’s de grandes empresas portuguesas – Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Moedas, Câmara Municipal de Lisboa,  Vera Pinto Pereira, presidente da EDP Comercial, António Pires de Lima, CEO da Brisa, Pedro Robalo Administrador de Infraestruturas do LIDL e Rogério Campos Henriques, presidente do conselho executivo da Fidelidade,  que durante cerca de uma hora debateram os desafios para a mobilidade sustentável em cenário de crise energética.

A guerra na Europa e a consequente crise energética, a perturbação nas cadeias de abastecimento globais e a inflação galopante podem atrasar ou, pelo contrário, acelerar a viragem para novas fontes energéticas e formas de mobilidade mais amigas do ambiente? A resposta não é óbvia, tem nuances. E várias foram apontadas durante o debate.

No entanto, todos estão de acordo que a mobilidade será o motor de desenvolvimento, tendo como certo que as exigências de sustentabilidade ambiental são elas próprias geradoras de um novo ecossistema económico e social assente em inovação, tecnologia, novas empresas, novas competências e novos empregos, bem como diferentes hábitos e comportamentos de cidadãos e empresas.

Cascais como exemplo a seguir:

Cascais, ao nível municipal e enquanto smart city, tem um pioneiro modelo de gratuitidade de transporte público rodoviário para residentes, estudantes e trabalhadores do concelho como meio de incentivar o uso dos transportes públicos e uma rede de bicicletas partilhadas ao longo de todo o concelho integradas na Mobicascais, uma plataforma que permite o acesso a vários meios de transporte através de uma app. Para além do reforço do investimento em ciclovias, o município tem também adotado o alargamento dos espaços verdes no concelho como parte da sua estratégia de sustentabilidade ambiental.

Existem ainda cinco quiosques de biCas (Guia, EcoCabana, Largo da Estação CP, Estoril e Carcavelos), onde se podem alugar bicicletas, bicicletas elétricas, trotinetas elétricas, bicicletas de criança desde os 3 anos e atrelados para criança.

Este serviço, que tem assegurado acordos com empresas privadas com estes equipamentos, tem regras já conhecidas e Cascais promove a organização e o controlo da sua qualidade - como o facto de se apenas permitido terminar as viagens nas Estações de Partilha que estão visíveis no mapa (a integração destes locais começam a ser visíveis na app MobiCascais no final de Julho). Ao todos são 90 kms de ciclovias e vias partilhadas.

A Mobilidade suave conta igualmente com parcerias com empresas com projetos inovadores como a Pedalar Sem Idade que disponibiliza um Trishaw, uma bicicleta elétrica com lugar para 3 pessoas, que torna possível alguém com idade avançada ou mobilidade reduzida passear por Cascais de forma saudável.

Em maio de 2021 Cascais deu um salto significativo na qualidade e eficiência energética do serviço de transporte gratuito. Através de um concurso público internacional, 96 novos autocarros, mais cómodos e eficientes, e com uma a oferta reforçada em 44 linhas municipais que chegam a todos os pontos do concelho, com mais horários e 83 por cento de aumento no número de quilómetros percorridos.

Alguns números:

  • No 1.º aniversário da nova rede municipal existiram:
  • Mais de 8.100.000 de passageiros transportados;
  • Mais de 6.500.000 km percorridos em serviço;
  • Mais de 608.000 viagens realizadas;
  • Mais de 40.000 residentes, trabalhadores e estudantes de Cascais usaram transportes públicos gratuitamente, 8.800 dos quais através da app MobiCascais;
  • Apenas 3% dos passageiros compraram bilhete diário;

O Portugal Mobi Summit é uma iniciativa do Global Media Group e da EDP, contando com a parceria de Cascais, Lisboa, Brisa, Lidl e Fidelidade.

CMC | MS | LB
 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0