CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Encontro DMCR: A transparência na atuação municipal

Uma administração transparente, ética e ao serviço dos cidadãos

A transparência na atuação transversal de todos os serviços do universo municipal e a prevenção da corrupção através da promoção de mecanismos eficazes de controle interno, foram os pontos centrais no arranque do Encontro Estratégico da Direção Municipal de Captação de Recursos (DMCR) que teve lugar esta manhã de quarta-feira, 7 de maio, no Centro Cultural de Cascais e que foi aberta a todos os dirigentes e diretores de serviços municipais . Durante três dias, estes temas irão ser alvo de reflexão interna e debate que pretendem ir para além das fronteiras da aplicação dos fundos comunitários, provenientes do PPR, mas estender-se a toda a atuação municipal, tendo em vista consolidar os pilares de uma gestão pública responsável, focada na inovação, integridade e eficiência. 

"A transparência deve ser uma prática diária que fortalece a confiança e aproxima os cidadãos da administração. Sem confiança nenhuma comunidade é capaz de se desenvolver e fazer frente ao populismo e ao radicalismo que prolifera em todo o mundo”, disse Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, na abertura do Encontro. 

Objetivos Estratégicos: rumo a uma gestão exemplar

Entre os objetivos definidos para este Encontro, destacam-se o reforço da transparência nas decisões e atividades da DMCR, a consolidação de processos internos digitalizados e seguros, e o desenvolvimento contínuo de competências nas áreas de controlo interno, fundos comunitários e prevenção da corrupção. O bem-estar e a motivação das equipas também surgem como prioridade, visando um ambiente de trabalho saudável e inovador. 

"É necessária uma mudança cultural que permita prevenir a corrupção e fomentar a transparência através de um controle interno transversal a toda a atuação municipal". destacou Pedro Caldeira Santos, Diretor Municipal da DMCE, acrescentando que "por isso convidamos todos os dirigentes da Câmara Municipal de Cascais a estarem presentes neste Encontro, sobretudo agora que estamos a entrar na segunda fase da concretização dos projetos financiados pelos fundos comunitários (PRR), onde já conseguimos a aprovação de 240 milhões de euros, com o objetivo de chegar a mais de 300 milhões", concluiu o diretor municipal.  

A DMCR integra a transparência no centro da sua atuação através de mecanismos robustos de ética, integridade e prestação de contas. Um exemplo claro são os Canais de Denúncia disponíveis no website do Município, que permitem a qualquer cidadão reportar, de forma segura e confidencial, situações de corrupção, conflitos de interesse ou violações dos códigos de ética e conduta.
Estes canais garantem a proteção do denunciante e asseguram uma resposta rigorosa às denúncias, promovendo a confiança pública e a participação ativa da comunidade. A DMCR complementa esta abordagem com práticas internas de monitorização, avaliação e divulgação de informação, alinhadas com as melhores práticas nacionais e europeias.

Este Encontro pretende, assim, ser mais do que uma reunião de planeamento, mas revelar-se como um manifesto de compromisso com a ética e o serviço público.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0