CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Lançamento do Livro “Crónicas ao Sol”

Obra reúne artigos de opinião do vereador cascalense Alexandre Faria

O vereador da Câmara Municipal de Cascais, Alexandre Faria, apresentou neste sábado, 10 de maio, o seu mais recente livro “Crónicas ao Sol”. A sessão de lançamento da obra decorreu no Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais, e foi realizada pelo autor, juntamente com Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e Mário Ramires, jornalista, contando ainda com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

A obra reúne diversos artigos de opinião de Alexandre Faria, publicados no semanário “Nascer do Sol” entre os anos de 2021 e 2025, tendo por base referências assentes na defesa da cultura, da liberdade e da lusofonia, e incentivando o leitor a uma reflexão sobre a evolução do mundo, saído de uma pandemia e ameaçado por totalitarismos.

“No mundo atual, é cada vez mais importante defender os pilares do conhecimento, da cultura e da liberdade”, afirmou Alexandre Faria. O autor sublinhou ainda que “ao longo de todos estes anos, nunca fui questionado sobre o teor dos artigos que escrevi”. A obra “Crónicas ao Sol” é a 14.ª a ser escrita por Alexandre Faria, que tem uma relação próxima com a área das letras, muito por influência da sua mãe, a já falecida jornalista Maria Virgínia Aguiar, que tinha por hábito levar o filho para as redações dos jornais. “É importante que todos procuremos o conhecimento e a informação. Leiam e escrevam, de forma que possamos enfrentar melhor estes tempos tão conturbados”, apelou Alexandre Faria.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, destacou o facto de a obra apresentada “refletir uma opinião totalmente independente e por vezes incómoda”, referindo também a relação de amizade e respeito que tem com Alexandre Faria há quase três décadas, apesar de defenderem ideias políticas diferentes. “É muito mais aquilo que nos une, como a defesa dos valores da liberdade e tolerância, e a paixão por Cascais, do que aquilo que nos separa”, disse o vice-presidente cascalense, acrescentando ainda que Alexandre Faria “é um homem de espírito livre, com visão crítica, mas com opiniões sempre fundamentadas.”

Já Mário Ramires, jornalista e diretor do semanário “Nascer do Sol” durante a época da escrita dos artigos presentes em “Crónicas ao Sol”, destacou que Alexandre Faria “não ficou calado e optou por escrever, realizando essa intervenção pública numa altura em que o mundo parecia estar com a liberdade condicionada. O Alexandre tem a capacidade de dizer e escrever aquilo que pensa, e o progresso faz-se através do debate de ideias”.

A sessão lançamento de “Crónicas ao Sol” finalizou com a assinatura de dezenas de exemplares da obra, a pedido de uma plateia que contou com várias personalidades cascalenses, além de familiares e amigos do autor.

CMC | DG | BN | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0