Está aqui
Chefs on Fire: nova casa no Parque Marechal Carmona






















O Parque Marechal Carmona recebe, nos dias 20 e 21 de setembro, a 7.ª edição do Chefs on Fire. O mais conceituado evento gastronómico do país muda-se para este emblemático espaço de Cascais, permitindo acolher até 5.000 visitantes por dia.
Prepara-se também para receber 18 chefs nacionais e internacionais por dia, com pratos exclusivos a serem provados nestes dois dias de celebração gastronómica. A curadoria cuidada e seletiva desta experiência promovida pela LOHAD continua a manter os melhores nomes da gastronomia nacional no seu portefólio, com alguns chefs que participaram em edições passadas, mas outros que são novidade em cartaz.
O evento abriu portas esta sexta-feira, dia 19, e recebeu diversas associações do concelho para um almoço e jantar com chefs e pratos conceituados. Iguarias como corvina, frango picante acompanhado de salada de milho e cebola roxa, atum com avelã e chocolate branco, foram alguns pratos servidos pelas diversas bancas que pode encontrar nesta edição de um dos melhores eventos de gastronomia nacional.
O evento irá abrir oficialmente as portas ao público, no sábado, dia 20, e prolonga-se até domingo, pode contar com diversos concertos, e sobretudo, diversidade de comida com muita qualidade.
Entre os destaques estão Américo dos Santos (Belcanto), Rui Paula e Catarina Correia (Casa de Chá da Boanova), Óscar Geadas (G Pousada), Noélia Jerónimo (Noélia), Arnaldo Azevedo (Vila Foz) e André Cruz (Feitoria), todos com estrelas Michelin.
O Chefs on Fire volta a apostar na diversidade e na criatividade gastronómica ao abrir espaço aos Palcos Internacionais. Nesta edição, Geórgia e Espanha estarão em destaque, com dois dias de programação que reforçam a dimensão global do festival e a partilha de diferentes culturas à mesa. Com pratos representativos de cada país, estes palcos pretendem dar a conhecer novas perspetivas sobre a gastronomia, cruzando tradição e inovação, e sublinhando o carácter internacional do evento.
Entre variadas criações gastronómicas, Cascais apresenta a mini bola de Berlim fumada, uma criação do Foodlab, em versões com lemon curd de Cascais ou creme pasteleiro com vinho de Carcavelos. Recriando a venda de bolas de berlim na praia, Olh'Á Bola Cascais é uma inovação que será oferecida a quem apresentar o bilhete do evento.
Conta ainda com momentos únicos que unem música e gastronomia, destacando-se o regresso de Dino D’Santiago, que inaugura o novo formato “Mesa dos Artistas”, numa jam session especial com convidados. A programação conta ainda com atuações de Tiago Nacarato & Orquestra Bamba Social, Rita Rocha e Tiago Bettencourt.
O festival traz também várias novidades:
- Corporate Day (19 de setembro), dedicado a empresas.
- Fine Dining, na Casa de Santa Maria.
- Escola de Fogo, com curadoria de Alexandre Silva.
- Escola de Fotografia, liderada por Arlindo Camacho.
- Fire Talks, em parceria com o Congresso de Cozinha.
- Artes & Crafts, espaço de artesanato com curadoria de Vânia Rodrigues.
- Novo formato musical “Mesa dos Artistas”.
Com bilhetes desde 50€, a edição promete manter o sucesso dos anos anteriores. Crianças dos 6 aos 12 anos pagam 20€, com menu incluído.
Em prol da concretização do festival, informamos que o acesso ao Parque Marechal Carmona estará condicionado entre os dias 18 e 21 de setembro, mantendo-se acessíveis a zona da entrada, junto ao lago, e o quiosque.
Mais informações em chefs.onfire.pt.