CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Acesso interdito ao Parque Natural Sintra-Cascais a 6 de julho

Declaração de Situação de Alerta Municipal para perigo incêndio rural emitida para domingo

Para proteger a população face ao risco muito elevado de incêndio rural, Cascais emitiu uma Declaração de Situação de Alerta Municipal para domingo, 6 de julho, que interdita o acesso de pessoas e veículos ao perímetro florestal do Parque Natural Sintra-Cascais.

A medida surge após a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o risco muito elevado de incêndio rural. Ao abrigo da Lei de Bases da Proteção Civil, esta declaração permite limitar o acesso a zonas de risco, protegendo residentes e visitantes em caso de incêndio de grandes proporções.

Ficam interditas áreas como:
• Rua dos Capuchos
• Campo Base da Pedra Amarela
• Barragem do Rio da Mula
• Quinta do Pisão

“Ao evitar a presença de pessoas nestas zonas, estamos a prevenir situações em que uma evacuação de emergência possa colocar vidas em risco. Esta declaração permite às forças de segurança atuar com maior eficácia e controlar os acessos ao território florestal”, explica Rui Ângelo, diretor do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais.

A declaração foi determinada por Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, a 5 de julho de 2025, tendo como prioridade a salvaguarda de vidas humanas, sobretudo em áreas onde a resposta em caso de incêndio pode ser mais difícil.

A tempestade Martinho, ocorrida em março de 2025, contribuiu para o aumento do material combustível na serra, agravando os riscos de propagação rápida de fogo em zonas de difícil acesso.

A decisão foi validada pela Comissão Municipal de Proteção Civil, que reuniu a 27 de junho, e foi articulada com o Município de Sintra e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O Município apela à colaboração de todos no cumprimento das restrições, reforçando que esta medida visa prevenir perdas humanas e proteger o património natural do concelho.

Saiba o que fazer em caso de incêndio rural aqui 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0