Está aqui
EURAFRICAN FÓRUM 2025






















Cascais voltou a afirmar-se como palco de encontro entre continentes com a realização do EurAfrican Fórum 2025, que decorreu no auditório da Universidade Nova SBE, em Carcavelos, e reuniu líderes políticos, empreendedores, investidores, representantes da sociedade civil e jovens visionários de todo o mundo. Promovido pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, o evento celebrou a sua 8.ª edição sob o lema “Transformar o Amanhã: Estreitar Parcerias Globais para Cumprir a Agenda 2063”.
A sessão de abertura do primeiro dia contou com a intervenção de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, e foi marcada por um momento de grande simbolismo político e diplomático, com a presença de Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.
Com uma abordagem prática e orientada para a ação, o EurAfrican Fórum 2025 destacou-se como uma plataforma dinâmica para o reforço da cooperação estratégica entre Europa e África, promovendo o crescimento verde e inclusivo, a inovação tecnológica, a inclusão social e digital, bem como o investimento com impacto social.
O segundo dia deste evento, decorreu no sábado, dia 26, e contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, e João Lourenço, Presidente da República de Angola. A participação destas altas figuras institucionais reforçou a importância do fórum como espaço de diálogo estratégico entre a Europa e África, destacando-se como um momento de fortalecimento das relações bilaterais e de cooperação entre os dois continentes.
O EurAfrican Fórum 2025 reafirmou-se como um catalisador de inovação, diálogo intercultural e desenvolvimento sustentável, posicionando Cascais como um centro de excelência na diplomacia global, na ação estratégica e na promoção de um futuro mais justo, interligando os dois continentes para as gerações presentes e futuras.
CMC | GN | RP | SD | LB