CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Município de Cascais em concurso de práticas sustentáveis na praia

Votação decorre até 30 de setembro

O Município de Cascais está presente no concurso “Amar a Praia” (promovido pelo Programa Bandeira Azul, em parceria com a P&G), com dois projetos de práticas sustentáveis a votação, que valorizam a biodiversidade e o ecossistema das praias do concelho: “Campanha de Segurança Balnear” e “Faz da Mudança a Tua Praia”.

A votação nos projetos vencedores decorre até ao dia 30 de setembro e pode ser feita AQUI

“Campanha de Segurança Balnear”
Este projeto consiste numa campanha educativa de sensibilização para alunos de 1.º ciclo do concelho de Cascais, realizada em praias do município. O objetivo passa por promover comportamentos seguros na praia, em colaboração com várias entidades como: Autoridade Marítima Local – Polícia Marítima de Cascais; Associação de Nadadores-salvadores Brave Heart; e Divisão de Juventude (DJUV) da Câmara Municipal de Cascais.

Ao longo da iniciativa, foram dinamizadas ações interativas sobre perigos costeiros, cuidados a ter na praia e abordado o Sistema de Aviso e Alerta de Tsunamis. A campanha incluiu também uma simulação de salvamento, reforçando-se a componente prática e o envolvimento de todos os participantes.

Praias onde decorreu a campanha: Carcavelos; São Pedro do Estoril; Conceição; e Tamariz.

“Faz da Mudança a Tua Praia”
Este projeto tem como objetivos: produzir a alteração de comportamentos; participar em causas sociais; e consciencializar para questões relacionadas com o lixo na praia, nomeadamente beatas. Em 2024, o Programa Maré Viva apanhou cerca de 385.000 beatas, tendo os jovens voluntários evitado que cerca de 19.250 maços de tabaco fossem parar ao mar. Cada beata de cigarro contamina até seis litros de água e demora entre 10 e 12 anos a desfazer-se, nunca chegando a decompor-se na totalidade. Esta recolha serve também para sensibilizar os fumadores a não atirarem beatas para o chão.

O Laboratório da Paisagem, em Guimarães, desenvolve o projeto E-Tijolo e pretendem, com a incorporação das beatas recolhidas, reduzir o consumo de energia necessário para fabrico dos tijolos em 60%. O Programa Maré Viva entrega as beatas recolhidas, anualmente, para este projeto.

Praias onde se realizou a recolha: Guincho; Conceição/Duquesa; Moitas; Tamariz; Poça; São Pedro do Estoril; e Carcavelos.

Sobre o concurso “Amar a Praia”
O concurso Amar a Praia, promovido pelo Programa Bandeira Azul, em parceria com a P&G, destaca e premeia práticas sustentáveis e que valorizam a biodiversidade e o ecossistema das praias, desenvolvidas por promotores, concessionários de praia ou qualquer entidade que se relacione com a gestão de zonas balneares costeiras ou do interior. Nesta 5ª edição, pretende-se realçar o amor pelas praias e partilhar as melhores, mais originais e mais sustentáveis provas desse amor.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0