Está aqui
Festa da Vindima no Mosteiro de Santa Maria do Mar












































O Mosteiro de Santa Maria do Mar, em Carcavelos, recebeu esta quinta-feira, dia 11 de setembro, a Festa da Vindima, assinalando a última colheita deste ano. Num final de tarde ensolarado, 100 voluntários participaram na vindima das castas tintas Castelão, Preto Martinho e Trincadeira, que resultou em cerca de 2 toneladas de uvas para a produção do tradicional e generoso Vinho de Carcavelos, um símbolo da identidade do concelho de Cascais.
“Fazemos um balanço muito positivo. É o final de quatro vindimas que fizemos aqui no concelho de Cascais: três no Mosteiro e uma nas vinhas comunitárias”, referiu André Miguel, chefe de divisão das Terras de Cascais. Ao todo, foram colhidas 8 toneladas de uvas, entre castas brancas e tintas, na campanha deste ano.
Finalizada a última colheita no Mosteiro, foi altura para todos os voluntários participantes brindarem ao sucesso das vindimas, com um Carcavelos de Honra servido pela Confraria do Vinho de Carcavelos, ao qual se seguiu o já tradicional arraial da Festa da Vindima, com música, convívio e muita animação.
“Antes de vir para cá, aos 19 anos, eu ia para o Ribatejo para as vindimas, aos meses. O que me ensinavam era pegar na uva em baixo e cortar. E eu adorava andar lá, eu adoro a terra. Eu sou feliz na terra, a mexer na terra, sou feliz. E sou feliz a ser voluntária”, revelou Ilda Silva, uma das centenas de voluntários que participaram nas vindimas deste ano.
Recorde-se que a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar, com 2,7 hectares, é explorada em modo biológico e regenerativo e tem registado um crescimento anual na produção. Desde 2021, já foram colhidas cerca de 30 toneladas de uvas, transformadas em mais de 20 mil litros de vinho em barrica.
Para além da vertente agrícola, a vinha do Mosteiro de Santa Maria do Mar assume uma forte dimensão social e comunitária, ao integrar a participação ativa dos munícipes em todos os trabalhos da vinha. As vindimas no Mosteiro são, por isso, momentos de encontro entre viticultores, voluntários, famílias e instituições, reforçando a coesão social e o sentimento de pertença e identidade, enquanto criam soluções inovadoras onde a agricultura desempenha um papel multifuncional.
CMC | DG | RP | SD