Está aqui
FisiO2 inaugurada em Cascais




















A Unidade de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Sarcopenia, FisiO2, foi oficialmente apresentada no dia 11 de setembro. Uma nova valência da Unidade de Fisioterapia do Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes (CRID), o projeto nasce da colaboração entre a Escola Superior de Saúde de Alcoitão – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Câmara Municipal de Cascais, consolidando uma rede de cooperação entre instituições académicas, científicas, governamentais e sociais.
O FisiO2 tem como missão garantir cuidados de fisioterapia de excelência, personalizados e cientificamente sustentados, dirigidos a pessoas que vivem com disfunção cardiorrespiratória e/ou sarcopenia. A intervenção destina-se, por exemplo, a pessoas com doenças respiratórias crónicas ou cardiovasculares, em contexto peri-cirúrgico, com fragilidade associada ao envelhecimento, em recuperação pós-COVID-19 ou pós-internamento hospitalar.
“Uma democracia construída para que ninguém fique para trás”, palavras de Maria de Lurdes Rocha Vieira, presidente do CRID, que vêm reforçar a ideia de tornar o FisiO2 um centro de referência, assegurando a acessibilidade, a qualidade e a equidade nos cuidados prestados, ao mesmo tempo que promove a participação ativa dos utentes no seu processo de saúde.
Para além da vertente assistencial, o FisiO2 pretende afirmar-se como um espaço de produção e divulgação científica, contribuindo para o avanço do conhecimento na área da fisioterapia cardiorrespiratória e da sarcopenia, em articulação direta com os seus parceiros institucionais.
CMC | IM | LB | BC