Está aqui
OP Jovem: Está aí edição de 2025

Arrancou esta sexta-feira, com apresentação às escolas do concelho, a edição de 2025 do Orçamento Participativo Jovem (OP JOvem), iniciativa que volta a mobilizar alunos e professores para a construção de propostas e decisões que melhoram as escolas e a comunidade. A sessão contou com a presença de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais e dos vereadores José d'Almeida e Francisco Kreye.
O OP Jovem é uma referência na promoção da cidadania ativa entre os jovens do concelho. Nos seus oito anos de existência, entre 2016/2017 e 2024/2025, foram apresentadas 3.763 ideias para melhorar as escolas e 1.723 propostas para beneficiar a comunidade, envolvendo mais de 15.600 jovens em sessões públicas de participação e apresentação.
“Se exigimos aos nossos jovens que mudem o mundo para melhor temos que lhe dar as ferramentas”, afirmou Carlos Carreiras, agradecendo à comunidade educativa e, sobretudo, aos professores, o seu envolvimento e empenho no projeto.
Participação Juvenil e Capacitação
O programa OP Jovem foi responsável pela capacitação de 2.755 jovens moderadores, apresentadores, repórteres e implementadores em contexto escolar, desenvolvendo competências interpessoais em democracia representativa, participativa e colaborativa. Paralelamente, 220 professores e professoras participaram em formações acreditadas em cidadania e participação, adquirindo novas competências para educação não formal e aplicação em sala de aula.
Investimento Municipal e Decisão Jovem
Ao todo, 52.412 jovens já participaram nos processos de decisão democrática sobre investimentos públicos, decidindo de forma direta sobre um total acumulado de 6.265.450 euros. Destes, 962.500 euros foram aplicados em projetos que visam melhorar as escolas e 5.302.950 euros fortaleceram iniciativas de benefício à comunidade local. Algumas das propostas do OP Jovem referentes à comunidade, já passaram para a avaliação técnica no âmbito do Orçamento Participativo de Cascais, tendo mesmo algumas dessas propostas sido implementadas e executadas.
"Esta é uma forma de envolver ainda mais os jovens na construção de uma comunidade mais forte e com melhor qualidade de vida, saindo muito da esfera da escola e passando a beneficiar todo o concelho", referiu Katin Pereira, Chefe de Divisão dos Orçamentos Participativos de Cascais, explicando que para as ideias que envolvem a escola são destinados 10.000 euros por ano, enqanto para as propostas que se destinam à comunidade, o investimento municipal sobe para 350 mil euros/ano.
Impacto e Futuro
“Esta é uma ferramenta dos nossos munícipes mais jovens, onde têm a oportunidade de implementar as suas ideias e que é um reflexo muito grande do sistema de participação de toda a comunidade e reflete o que se vive em Cascais, uma democracia que envolve, uma democracia que inclui, uma democracia que escuta e, acima de tudo, uma democracia que respeita”, afirmou o vereador José d’Almeida.
Quase a comemorar os seus 10 anos de existência ( que completará em 2026), o OP Jovem de Cascais demonstra, assim, o compromisso contínuo da autarquia na construção de uma sociedade mais participativa, coesa e democrática, onde os jovens são protagonistas ativos. Os resultados evidenciam uma transformação progressiva em escolas e comunidades, fruto do investimento municipal e da criatividade dos jovens, ressaltando Cascais como referência nacional em cidadania ativa juvenil.
Participe e faça a diferença!
Encontro InterTurmas – co-criação de propostas para a Comunidade - De 9 a 12 de dezembro de 2025.