Está aqui
Cascais distinguido no combate à pobreza energética




O “Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais”, projeto destinado a promover e financiar soluções energéticas sustentáveis na comunidade cascalense, foi distinguido com uma Menção Honrosa na 1.ª edição do Prémio LIGAR – Energia para Todos, promovido pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE). O projeto, desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais, visa fomentar a adoção de tecnologias de produção interna de energias renováveis e melhorar a eficiência energética no setor residencial, contribuindo para uma transição energética mais justa, resiliente e inclusiva na comunidade.
Uma característica distintiva deste “Fundo Verde” é a sua estratégia de apoio financeiro progressivo, que discrimina positivamente o apoio a munícipes nos escalões mais baixos do IRS, com maiores apoios financeiros às famílias do 1.º ao 4.º escalão, prevendo para estes, pagamentos por transferência antecipada (ex-ante), de forma a ultrapassar a sua eventual falta de liquidez. Esta abordagem é particularmente inovadora nas suas considerações de inclusão e equidade social.
A cerimónia do Prémio LIGAR – Energia para Todos realizou-se esta quarta-feira, dia 17 de dezembro, no Auditório do IAPMEI, em Lisboa. O prémio principal foi atribuído à Associação Just a Change, com o projeto Camp In 2025–2026, que alia a reabilitação de habitações vulneráveis a ações de capacitação comunitária e que, com esta distinção, obteve um prémio no valor de 20 mil euros.
A cerimónia ficou ainda marcada pela atribuição de mais duas Menções Honrosas: uma para a Associação Viver Telheiras – Centro de Convergência de Telheiras, com o projeto Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar; e outra para a AdEPorto – Agência de Energia do Porto, com o projeto Asprela+Sustentável.
O Prémio LIGAR – Energia para Todos procura, assim, reconhecer iniciativas que ligam eficiência energética, justiça social e desenvolvimento comunitário, com vista à transição energética em Portugal.
Saiba mais sobre o “Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais” AQUI
CMC | DG









