Está aqui
Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão celebra 60 anos em Cascais




















O Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão assinalou esta quarta-feira, 15 de janeiro, o seu 60.º aniversário, com uma sessão comemorativa no auditório da instituição, marcando o início de um conjunto de iniciativas que se irão prolongar ao longo de 2026.
Idealizado na década de 1950 por José Guilherme de Melo e Castro, então subsecretário de Estado da Assistência Social e mais tarde provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Centro afirmou-se desde cedo como uma resposta vital às necessidades de reabilitação em Portugal. Durante 40 anos foi único no país, construindo, a partir de Cascais, um percurso que o levou a tornar-se uma referência nacional e internacional.
Na abertura da sessão, Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, felicitou a instituição pelo percurso desenvolvido, sublinhando que “são 60 anos de história conjunta com o Município de Cascais”, expressando a confiança na continuidade de uma parceria sólida nas próximas décadas, ao serviço de quem mais precisa.
Ao longo das várias intervenções, foi destacada a notável capacidade de adaptação do Centro, o compromisso permanente com a recuperação e a aposta numa reabilitação ativa, centrada na autonomia, na dignidade e na esperança. Um caminho construído com o contributo de várias gerações de profissionais, técnicos, parceiros e famílias, reconhecidos como parte essencial do impacto social da instituição.
Paulo Sousa, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, classificou a data como um momento especial da história do Centro, sublinhando um percurso marcado pela inovação constante, pela adaptação às novas realidades e pelo foco permanente no serviço prestado aos utentes. Destacou ainda que este momento simbólico pretende honrar o passado e projetar o futuro, num processo de transformação e revitalização da instituição, em estreita ligação à comunidade.
A cerimónia contou também com a presença de Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Sintra, do presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, de membros do Conselho Diretivo do Centro, profissionais da instituição e convidados.
Sessenta anos depois, o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão mantém-se como um agente ativo na área da reabilitação, aliando cuidados clínicos, inovação científica, formação especializada e humanismo, abrindo caminhos e semeando esperança para milhares de pessoas, em Cascais e em todo o país.
CMC | AMM | LB









