Está aqui
Memórias que Marcam | IV edição




















Saber viver é uma arte que os nossos jovens há mais tempo têm vindo a partilhar no livro Memórias que Marcam. Esta obra, que já vai na 4.ª edição, é produzida pelo Projeto Palco da Vida, que dinamiza Oficinas de Escrita Criativa com seniores de várias instituições do concelho.
Nestas sessões, os participantes não dão apenas asas à criatividade. Estes momentos transformam-se em espaços seguros de partilha, onde se revisitam os melhores e os mais difíceis percursos de uma vida, e onde muitos se reconhecem nas histórias uns dos outros. É nestes encontros que nascem laços, amizades e cumplicidade que ganham significado para além da escrita, transformando-se em momentos que a maioria descreve como inesquecíveis.
Desenvolvido desde 2019, no âmbito da Plataforma de Qualificação dos Centros de Convívio e Espaços–Academias–Universidades Seniores, o projeto conta, até ao momento, com a participação de cerca de 150 munícipes seniores de 23 entidades do concelho. Esta edição contou com a participação de 31 utentes, provenientes do Centro Comunitário de Tires, Espaço Sénior da Pampilheira, Centro de Convívio Santo António Agostinho do Arneiro, Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Amigos da Paz - Bicesse.
Pedro Morais Soares esteve presente nas entregas dos livros, salientando a importância desta atividade para o envelhecimento ativo e afirmando que “são estes projetos que desenvolvemos na Rede Social e nas nossas instituições que mantêm o dinamismo dos nossos centros de convívio”.
A 4.ª edição do Memórias que Marcam, promovida pela Autarquia com a mentoria de Ana Paula Reis, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, será entregue nos próximos dias aos participantes, que têm recebido a obra com emoção e orgulho.
CMC | IM | AG | BN









