CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Professor por um Dia

Teach for Portugal transforma presidente da Câmara em professor

Soou o toque da campainha da escola e os alunos apressaram-se para a sala de aula. Sentaram-se, retiraram da mochila o caderno, estojo e caneta. Estavam prontos para mais uma aula, mas, desta vez, na Escola Básica 2,3 da Galiza, o professor era diferente.

Nesta segunda-feira, 26 de janeiro, a iniciativa “Professor por um dia” resultou numa manhã diferente, tanto para alunos como para professores, e até executivo municipal. Ao longo de uma aula, Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, encarnou o papel de professor de uma turma do 6º ano.

O sumário da lição era simples e dedicado à literacia financeira:
- Rendimentos
- Despesas Essenciais e Não Essenciais
- Poupanças
- Jogo do Orçamento

“É sempre muito engraçado poder ter contacto direto com as gerações mais novas,” disse Nuno Piteira Lopes. “Queria aproveitar para agradecer esta parceria entre o município de Cascais e a Teach for Portugal, que no concelho de Cascais tem vários mentores em várias escolas para poder ajudar o professor e para poder ajudar os alunos, que tem sido um projeto muito interessante com respostas muito positivas da parte dos alunos, dos professores, dos encarregados de educação, e por me terem convidado para vir dar aqui uma aula sobre literacia financeira,” concluiu.

Uma aula que contou ainda com a presença de Pedro Morais Soares, vereador da autarquia com o pelouro da educação e de Diana Vale, diretora municipal da educação.

Ao longo da aula, o "professor Nuno", como os alunos o puderam chamar, contou com o apoio da mentora da Teach for Portugal, Carmo Moraes, para ajudar a explicar conceitos como rendimentos, despesas essenciais e não essenciais e o que são as nossas poupanças.

“Acho que é bonito ver o presidente da Câmara a interpretar o papel de um professor. E também do outro lado também o senhor presidente, que foi professor por um dia, perceber o que é que se passa aqui nas escolas, neste caso aqui na escola da Galiza,” explicou Carmo Moraes, mentora.

Esta foi uma atividade resultante de uma iniciativa da Teach for Portugal e que decorreu por todo o país. Uma experiência que evidencia, em primeira mão, o papel essencial, transformador e inspirador dos professores que, diariamente, impactam a vida dos nossos jovens, mas que procura também dar uma nova perspetiva aos alunos e mostrar, na prática, o efeito positivo que a Teach for Portugal tem nas escolas.

“Aprendemos a gerir o dinheiro, aprendemos o que é a poupança e o rendimento e também aprendemos o que é que são despesas essenciais e não essenciais,” revelaram Alice e Maria, duas alunas que tiveram presença nesta aula.

No fim da explicação teórica, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática os seus conhecimentos através de um jogo de simulação de orçamento. “Nós tínhamos rendimentos e despesas, e tínhamos de escolher as despesas essenciais, ver se as conseguíamos pagar com os nossos rendimentos e depois, com o que sobrasse, tentávamos usar para as despesas não essenciais,” explicaram as alunas.

Uma manhã diferente, mas que teve um impacto positivo e real nos alunos, que estiveram atentos e recetivos ao que o professor convidado tinha para ensinar.

CMC | DCG | BN | LB | DB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0