Está aqui
Inauguração do Pólo Comunitário de Cascais













Mais apoio, mais proximidade e mais dignidade para quem mais precisa. Estes são os pilares que fazem do novo Pólo Comunitário de Cascais um espaço indispensável à comunidade do Bairro da Torre, uma iniciativa que cria melhores condições de acompanhamento para jovens e famílias.
Fruto do projeto OP10/2015 do Orçamento Participativo de Cascais, promovido pela Câmara Municipal, este novo equipamento foi idealizado ao longo de 11 anos e nasceu da vontade dos munícipes de construir uma comunidade mais coesa e inclusiva. A proposta, apresentada por Raquel Ribeiro, foi desenvolvida em parceria com a Associação Gaivotas da Torre, entidade com um papel determinante no apoio social e comunitário deste bairro, onde a união é o principal valor. A proponente apelou para que "não percam o sentido de comunidade, porque as ideias podem virar obra".
"Quanto mais serviços e atividades conseguirmos ter aqui convosco, melhor será para as Gaivotas da Torre e para o município. Todos sabemos que a coesão social é um dos eixos estratégicos do nosso compromisso e que só com uma comunidade forte e coesa é que Cascais conseguirá tornar-se a capital da qualidade de vida em Portugal", afirmou Nuno Piteira Lopes, presidente da autarquia, na abertura da sessão. Estiveram igualmente presentes na inauguração Luís Almeida Capão, vice-presidente, Pedro Morais Soares, Rita Coimbra, João Ruivo, Alexandra Carvalho e Frederico Nunes, vereadores, acompanhados de membros do executivo da União de Freguesias de Cascais e Estoril.
Pensado como um espaço de portas sempre abertas, o Pólo Comunitário permite acolher, com mais conforto, segurança e qualidade, os 120 jovens que frequentam a associação ao longo do ano, através da criação de salas de estudo, espaços de apoio pedagógico e uma área recreativa no exterior. Ao mesmo tempo, é possível garantir um acompanhamento mais próximo e individualizado às mais de 250 famílias apoiadas, com gabinetes de atendimento, apoio psicológico e novas oportunidades de formação pré-profissional.
Este espaço possibilita a criação de uma mercearia social, uma iniciativa já implementada noutros pontos do concelho, que surge como uma resposta inovadora, promovendo o direito de escolha e a dignidade no acesso a bens essenciais.
CMC | IM | LB | MC









