Está aqui
O Chef voltou à escola





Quando os aromas começaram a dançar pela cozinha da Escola Básica do 1.º Ciclo de Trajouce, anunciava-se mais do que o almoço, era o início de mais uma edição do projeto “O Chef vai à Escola”. Uma atividade que tem conquistado os pequenotes, criada em 2019, no âmbito do Programa Educativo “Mãos na Massa”.
O protagonista desta primeira sessão foi o Chef Afonso Raposo, que trouxe consigo os segredos das cozinhas mais exigentes da Europa. Entre tachos e panelas, transformou um menu típico de cantina escolar num desfile de pratos dignos de restaurante de estrela Michelin, usando apenas ingredientes simples.
O resultado foi uma sopa de legumes, que conquistou até os paladares mais exigentes, e um bacalhau com grão, tomate e manjericão que foi a estrela da ementa. Sem esquecer os vegetarianos, que contaram com hambúrguer de grão, espinafres e molho de iogurte.
Apesar de um dia em que o peixe reinou, a brincadeira de sabores proporcionou sorrisos e gargalhadas à mesa, dando ao chef um bonito retrato humano que vai ficar na memória, juntamente com um cabaz de hortícolas da Quinta do Brejo e também um presente criativo. Elaborada pelos alunos, a escultura oferecida evidencia o seu gosto pelas especiarias, com pequenos frascos de sal, pimenta, caril, tandoori e gengibre.
O projeto vai muito além do sabor. Depois de anos a investir na qualidade das refeições escolares, das cozinhas aos refeitórios, passando pela valorização dos profissionais, “O Chef vai à Escola” aposta na educação alimentar. Ensina as crianças a comer um pouco de tudo, a perceber que cozinhar é uma fusão de ciência e arte e a fazer escolhas alimentares mais conscientes.
Pedro Morais Soares, vereador da autarquia, esteve presente na sessão, salientando o trabalho do pessoal dos refeitórios, que também participa ativamente, partilhando saberes, técnicas e novas ideias, num ambiente de aprendizagem conjunta. O desafio lançado aos chefs é criar ementas saudáveis e criativas com os ingredientes disponíveis, enquanto conversam com os alunos sobre a importância de uma alimentação equilibrada.
Com passagens pelo El Celler de Can Roca, em Girona, e pela Osteria Francescana, em Modena, o chef residente do Tarabel Lisbon presenteou-nos com uma visão clara: extrair o máximo sabor dos ingredientes, respeitando a sua origem.
CMC | IM | PM | RP









