Está aqui
Recuperação de Equipamentos Culturais - Casa de Santa Maria


















Com o objetivo de valorizar todo o património histórico-cultural do concelho, estão a decorrer trabalhos de conservação e restauro, bem como de requalificação dos vários equipamentos culturais.
Nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, Nuno Piteira Lopes, presidente da Câmara Municipal de Cascais, acompanhado de Luís Almeida Capão, vice-presidente, e da vereadora Rita Coimbra, visitou a Casa de Santa Maria, onde está a decorrer uma intervenção de recuperação e requalificação.
“É muito importante cuidar de todos os cascalenses, é sempre essa a nossa primeira prioridade, mas também é importante tratar e cuidar do património que é, também ele, de todos os cascalenses. É isso que estamos a fazer e é nisso que estamos a apostar. É nisso que vamos investir, na requalificação de todo o nosso património histórico e cultural,” salientou Nuno Piteira Lopes.
“Esta intervenção tem como principal objetivo recuperar estruturalmente este equipamento cultural de Cascais. Estamos a falar de uma casa que é icónica e faz parte da imagem de marca da nossa terra. E o que nós queremos fazer é garantir, não só, que ele é recuperado integralmente, como depois é convenientemente devolvido aos cascalenses,” disse João Aníbal Henriques, diretor municipal para a Cultura.
A intervenção na Casa de Santa Maria inclui trabalhos de recuperação da cobertura, bem como de conservação e restauro do espólio azulejar e dos tetos de madeira pintados a óleo.
“Temos de tudo um pouco, desde o revestimento azulejar, século XVII e século XVIII. Temos também pintura mural e os tetos pintados em madeiras com pintura a óleo, que também são do século XVII e alguns pormenores do século XVIII. Portanto, estamos a fazer todos esforços para restaurar esta casa icónica de Cascais,” explicou Ana Vanessa Rodrigues, diretora do departamento de museus e equipamentos da Câmara Municipal de Cascais.
Uma intervenção que procura recuperar e valorizar o património cultural do concelho.
CMC | DCG | MC | SD









