Está aqui
Museus de Cascais acolhem “Sopradores de Imagens”









Os museus de Cascais vão proporcionar visitas a pessoas cegas ou com baixa visão a espaços culturais do concelho, através dos Sopradores de Imagens, voluntários que acompanham estes visitantes, ajudando-os a decifrar atividades culturais.
As inscrições estão a decorrer para voluntários que pretendam contribuir com o seu tempo e conhecimentos para receber e acompanhar pessoas cegas ou com baixa visão, desde o espaço exterior (por exemplo uma paragem de autocarro) até ao interior do equipamento cultural, conduzindo-as numa visita enquanto descrevem o espaço e as obras, tendo em conta os interesses do visitante.
A formação inicial tem a duração de 4 horas e o compromisso do voluntário implica ter disponibilidade 1 a 3 vezes por mês e o desejo de vir a partilhar momentos de aprendizagem e de convívio com outras pessoas.
Esta formação é disponibilizada gratuitamente e as inscrições realizam-se na plataforma Cascais Participa, AQUI.
A formação pela mentora do projeto, Fátima Alves, já se iniciou no Museu Condes de Castro Guimarães para os profissionais dos museus de Cascais. A ligação entre este projeto pioneiro a nível nacional e a Câmara Municipal de Cascais chega agora ao Museu Condes de Castro Guimarães, ao Museu da Música – Casa Verdades de Faria, ao Museu da Misericórdia, ao Museu da Vila e ao Museu do Mar Rei D. Carlos, reforçando a dinâmica cultural do concelho, no ano em que Cascais é a Capital Europeia da Democracia.
O projeto Sopradores de Imagens baseia-se no serviço Souffleurs d’Images, desenvolvido, desde 2009, pela associação francesa Souffleurs de Sens.









