CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

100 Anos da Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris

Jantar comemorativo juntou centenas de membros e amigos da Associação

A Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris está de parabéns, ao celebrar 100 anos de existência. A data foi assinalada no próprio dia de aniversário, 31 de janeiro, com um jantar comemorativo que juntou 170 pessoas, entre figuras do passado e do presente da histórica entidade, representantes dos bombeiros a nível nacional, membros do executivo da Câmara Municipal de Cascais, presidentes de Juntas de Freguesia do concelho e muitos amigos.

“Toda a ação que esta associação tem feito na área da Proteção Civil, do Desporto e da Cultura é inexcedível. Hoje estamos a comemorar 100 anos desta associação humanitária e os próximos 100 anos já estão a ser projetados, com uma nova sede, que o município está a ajudar a ser construída. Portanto, este é o reconhecimento por parte da autarquia, de que este tipo de associações tem de continuar a existir, pois precisamos delas”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, na sua intervenção.

Outra das personalidades que destacou a importância desta associação, foi o presidente da União das Freguesias de Cascais e Estoril, Pedro Morais Soares. Na sua intervenção, o autarca enalteceu o esforço e dedicação de todos os bombeiros, que contribuem continuamente para o bem-estar da população.

Já o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris, Vítor Paula Santos, mostrou-se orgulhoso por fazer parte desta família centenária: “Para mim é um prazer muito grande ser presidente destes Bombeiros. Como todas as corporações de bombeiros, tivemos altos e baixos. Todas as situações foram resolvidas com muito esforço, com muitas horas perdidas de sono, mas felizmente está tudo a correr bem. O nosso Complexo Desportivo da Alapraia e a Clínica Médica estão a funcionar bem. Estas são atividades em prol do corpo de bombeiros. Portanto, achámos também por bem fazer esta festa no dia dos 100 anos”. Durante o seu discurso para a sala, o presidente da Associação não conseguiu conter a emoção quando relembrou antigos camaradas e pessoas que foram fundamentais no percurso desta entidade.

A finalizar o jantar comemorativo, e antes de se cantar os parabéns e partir o respetivo bolo de aniversário, Miguel Pinto Luz, em nome do município de Cascais, ofereceu a Vítor Paula Santos, uma placa que simboliza os 100 anos da Associação e que serve de agradecimento por todo o trabalho desenvolvido ao longo de um século de existência. Vítor Paula Santos devolveu o gesto, oferecendo também uma lembrança de agradecimento pelo apoio dado pela autarquia cascalense, ao longo de todos estes anos. Todos os presentes no evento tiveram também direito a uma lembrança comemorativa, nesta noite que prestou homenagem aos Bombeiros do Estoril.

“É com muito orgulho que eu vejo a casa cheia, com os atuais e os antigos bombeiros, e todos estes amigos presentes. Para mim é uma data muito importante, são 100 anos, é uma data marcante para a nossa associação, e é também o início das comemorações do nosso centenário”, mencionou o comandante da Associação Humanitária de Bombeiros dos Estoris, Paulo Rocha. Questionado sobre as celebrações do centenário da associação neste ano de 2023, o comandante preferiu não levantar o véu. “Teremos alguns eventos que vamos fazer, organizados operacionalmente pelo corpo de bombeiros. Serão coisas diferentes. Não vou dizer o que é, pois vão ser surpresas. Vão ter de aguardar”.

Resta então esperar pelo que aí vem, e desejar que daqui a outros 100 anos esta histórica associação volte a celebrar o propósito que a fez nascer: ajudar os outros. Parabéns!

CMC | DG | PR | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0