Está aqui
1300 alunos de Cascais disputaram o corta-mato concelhio 2015/2016


























Veja o vídeo da prova.
A próxima paragem para os seis primeiros lugares e as três primeiras equipas de cada escalão e género é a Base Aérea de Sintra, onde, no dia 4 de fevereiro, serão apurados os alunos que vão representar Cascais na meta final: o corta-mato nacional que acontece em Vila Nova de Famalicão, no dia 27 de fevereiro.
“Estamos nervosas e ansiosas. Estávamos a vir para cá e a dizer: vou só andar. Mas quando o senhor dá a partida temos sempre o impulso de começar a correr muito depressa”. As palavras de Maria Garin, aluna do Externato N.ª Sr.ª do Rosário, resumem o sentimento do dia: um misto de nervosismo com adrenalina, e animação a temperar.
Para os vencedores, as emoções são duplamente fortes. “Quando ganhei, estava a sentir-me bem, tinha coragem, senti-me muito feliz. Segui o que a minha professora de física me disse: para respirar. É a primeira vez que ganho o primeiro lugar, com muito esforço”, disse-nos Djeferson Costa, do Agrupamento de Escolas de Alvide, que ficou em 1º lugar na categoria Infantil A Masculino.
Integrado no programa de Desporto Escolar para o ano letivo 2015/2016, o corta-mato concelhio, como as restantes iniciativas desportivas levadas a cabo nas escolas pela CMC, é mais uma ferramenta para a “integração do jovens”, segundo Nuno Piteira Lopes, Vereador da CMC. “Nós não queremos que todos eles venham a ser grandes desportistas, mas queremos que todos eles tenham a oportunidade de praticar desporto. E é a escola o espaço adequado para se praticar essa atividade”.
A lista completa dos vencedores pode ser consultada aqui.