CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

1500 kg de Legumes angariados pela Campanha Verdes Solidários

Vegetais vão ser entregues a 10 Instituições de Solidariedade Social que os vão distribuir por famílias carenciadas de Cascais.

Já é o terceiro ano da Campanha Verdes Solidários e este Natal, 530 horticultores, viticultores e fruticultores de Cascais demonstraram que, mais uma vez, estão disponíveis para ajudar quem mais precisa. Na manhã de sábado, 15 de dezembro, foram entregues 1500 quilogramas de produtos hortícolas no complexo Desportivo de Alcabideche e no 1 de Maio em Tires. E, como esta campanha é mais focada nos legumes, os horticultores forneceram legumes das suas hortas e das hortas comunitárias enquanto os fruticultores e viticultores adquiriram produtos biológicos na Horta do Pisão para também se poderem juntar a esta causa.

Para Joana Balsemão, vereadora na Câmara Municipal de Cascais, “este projeto simboliza uma aliança muito natalícia. Os Verde Solidários juntam ecologia, natureza, partilha e entreajuda. A melhor combinação possível”.

A Horta Comunitária do Pinhal dos Navegadores é uma das que contribuiu para a Campanha Verdes Solidários. Margarida Caldas, que veio fazer a entrega, adiantou que a horta do Pinhal dos Navegadores “tenta sempre contribuir ao máximo” acrescentando ainda que “em setembro foram nos entregues os pés das plantas, plantámos e deixámos crescer até ao Natal. Quando estes legumes já estão prontos colhemos e trazemos mas se não estiverem trazemos outros”.

Já o presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, José Filipe Ribeiro, explica que “estes legumes vão ser entregues à AJU, que os vem cá levantar e distribui pelas instituições de solidariedade social e famílias mais carenciadas”. O presidente da Junta aproveitou ainda para deixar uma mensagem: “Quero agradecer a todos os hortelãos que participaram e que nesta época natalícia deram um bocadinho da sua solidariedade. Se for um bocadinho a cada um no final é uma grande ajuda e é isso que se pretende, principalmente na freguesia de Alcabideche onde, infelizmente, ainda existem muitas famílias carenciadas”.

Esta é uma iniciativa dinamizada pela Cascais Ambiente para que todos os jantares de Natal sejam devidamente servidos. A empresa municipal promove, todos os anos por esta época, a campanha Verdes Solidários e desafia os horticultores das Terras de Cascais a cultivar um conjunto de legumes. A cada horticultor foram distribuídos 3 couves, 4 alhos franceses e 4 cebolinhas de rama, envolvendo um total de 527 pessoas solidárias.

Com esta iniciativa, o espírito de comunidade criado nas hortas de Cascais materializa-se numa ação de cooperação – ao cultivar para todos, as hortas aproximam pessoas diferentes através daquilo que é comum a todos – a alimentação.

FMC

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0