CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

2020, um ano com mais música para Alcabideche

Comemorações 179.º aniversário da freguesia

A Escola Michel Giacometti vai ter um novo polo na Amoreira, justificado pelo aumento do número de alunos. Esta foi a 'prenda' lançada pela Junta de Freguesia local nas comemorações do 179.º aniversário, entre outros investimentos previstos para este ano, como os balneários da Piscina Municipal de Alcabideche.

“A adaptação do edifício do antigo Mercado da Amoreira para mais um polo da escola de música Michel Giacometti, é o grande projeto que temos em mão. A obra vai começar na próxima segunda-feira e esperamos tê-la pronta no final do ano letivo, para inaugurar na abertura do ano letivo em setembro,” revelou o presidente da Junta de Freguesia, José Filipe Ribeiro. E acrescenta:”É uma escola que tem quase 300 alunos e com este novo polo vamos poder aumentar esse número”.

A noite de 22 de janeiro foi de romaria em Alcabideche. A freguesia fez anos e, como já é tradição, a população reuniu-se para a missa de celebração, desta vez ministrada pelo Bispo D. Joaquim Mendes. Seguiu-se a sessão solene no Auditório de São Vicente, onde se comemorou o passado e se projetou o futuro.

“A vitalidade da freguesia radica na força da sua capacidade agregadora, na participação democrática dos seus fregueses e na atividade dos seus clubes, associações, organizações humanitárias e instituições de solidariedade social,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

No Orçamento Participativo de Cascais 2019, Alcabideche foi umas das freguesias mais ativas. Dos cerca de 50 000  habitantes, 20 726 votaram, alcançando a vitória em 13 projetos, que representam investimentos de mais de 3 milhões de euros. Obras que, para Carlos Carreiras, só são possíveis pela “motivação própria de quem aqui vive e trabalha. São pessoas que fazem acontecer, não esperam que aconteça.” Acresce ainda o investimento da autarquia de mais de um milhão de euros, maioritariamente na requalificação de escolas e de equipamento escolar, mas também na construção da nova rotunda da 3.ª circular ou em infraestruturas para o desenvolvimento de projetos de cariz social, desportivo, entre outros.

No âmbito desta cerimónia foram atribuídas Medalhas de Mérito nas seguintes categorias:

  • Serviço Social - Re-Food
  • Desporto - Associação de Ciclismo de Lisboa
  • Cultura - Maria Rosa Sardinha Mira Esteves
  • Educação - Maria Teresa Pereira
  • Cultura - Vozes do Campo Branco em Cascais
  • Serviços Distintos - Tenente Inês Correia Rabaça
  • Ação Social - Sr. Jorge dos Santos
  • Cultura - “Os Tarrabuças” - Sociedade Recreativa e Familiar da Malveira da Serra
  • Cultura - Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira
  • Título Póstumo - Padre João Domingos Morais Bráz

Os momentos musicais foram apresentados pela Escola de Música Michel Giacometti, Tuna da Escola Superior de Alcoitão e o grupo de Dança jazz da Sociedade Familiar e Recreativa da Malveira da Serra.

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0