CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

2020, um ano de grandes movimentos em Cascais

Ninguém fica de fora do muito que acontece em Cascais.

Para começar bem o novo ano, promotores e jornalistas são o público de excelência para apresentarmos as principais novidades em investimentos e eventos que vão marcar 2020.

Cascais destaca-se pela sua dinâmica. Desde logos um vasto programa de eventos, o qual inclui o regresso das iniciativas incontornáveis: as Festas do Mar, o Global Champions Tour – Concurso de Saltos de Cavalos Internacional 5 estrelas, os Festivais de verão EDP Cool Jazz, ID No Limits ou Outfest, ou ainda o Cascais Christmas Village, que em 2019 voltou a superar todas as expectativas.

Mas há novidades que deixam orgulhoso um executivo municipal sempre a “somar talento e a trazer para Cascais o que de melhor de faz no mundo”, como salientou Miguel Pinto Luz. “Hoje são os promotores que nos procuram com ideias fora da caixa, disruptivas”, acrescentou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Um facto sustentado, por exemplo, na vinda para o concelho, em junho próximo, da conferência “The Future of Politics”, que procura centrar em Cascais o debate político ao mais alto nível, tal como noutros locais do mundo, onde a discussão económica e ambiental passaram a fazer parte das agendas. “Provavelmente teremos aqui o Secretário-geral das nações Unidas e muitos representantes políticos ao mais alto nível, oriundos de países da América do Norte, Europa, América Latina e África, fazendo de Cascais o centro do debate político”, sustentou Miguel Pinto Luz.

Na cultura, no Centro Cultural de Cascais, preparam-se duas grandes exposições: o colossal trabalho da fotógrafa norte americana Vivian Maier (1926-2009), e as ilustrações sobre a Bíblia de Marc Chagal. A poucos metros de distância, a Casa das História Paula Rego irá receber uma exposição única: Paula Rego e Josefa D’Óbidos, “um caso único de comparação de obras de artistas de épocas distintas, mas em que encontramos a similitude necessária para fazer desta uma exposição memorável”, salientou Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.

No desporto um grande destaque: “IRONMAN full distance”. A “verdadeira prova dos heróis de ferro”, já realizada por cá em meia distância, vai proporcionar um desafio incomparável num cenário difícil de igualar.

A juventude marca 2020 com uma onda fora da caixa: uma emissão de rádio online com o Farol Museu de Santa Marta como palco. Num concelho em que o ambiente é tudo, muitas serão as ações para liderar o desafio da neutralidade carbónica e Cascais já tem em desenvolvimento um regulamento para “eventos sustentáveis”.

Acreditando no desenvolvimento de pontes, enquanto forma de “concretizar, inovar e fazer com que o que parece impossível para alguns, passe a ser possível”, Carlos Carreiras passou em revista as áreas em que se esperam grandes novidades no concelho em 2020. “A nossa perspetiva é que todos estes eventos, apesar de terem uma grande componente de festa, têm um grande objetivo: o desenvolvimento económico do concelho. Com ele podemos alcançar um maior desenvolvimento social e uma maior coesão social”, reforçou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Educação Um investimento de 39 milhões de euros exclusivamente a partir do orçamento municipal vai permitir que, até 2023, todo o parque escolar do concelho esteja preparado para as futuras gerações. “A escola é a sede da cidadania”, referiu Carlos Carreiras. Mas há mais. A criação da nova Baía do Conhecimento com três zonas, em Carcavelos. A Bataria de S. Gonçalo vai ser a casa da Nova Law Shcool e ainda uma zona de residências para estudantes com 200 camas, a juntar às 1.000 já existentes. Carcavelos vai ainda ver nascer um “Loving Welcome Center”, um espaço de encontro para estudantes. E no extremo da Praia de Carcavelos, nas antigas instalações do Hospital José de Almeida, vai instalar-se a Ahead, uma escola de pós graduação na área da saúde. “As cidades mais bem-sucedidas são aquelas que melhor se posicionam relativamente ao conhecimento”, destacou Ferreira Machado, da Nova, que ainda irá trazer para Carcavelos a Nova Medical School. No total, o número de estudantes universitários no concelho irá elevar-se para 20.000. Saúde e Habitação Com a construção prevista de dois novos centros de saúde (Cascais e Carcavelos) e a ampliação de um terceiro (S. Domingos de Rana), a aposta é clara e pretende “que cada cascalense tenha médico de família”.

Já na habitação, cumprido que está o processo de realojamento, o qual dominou esta área nas últimas décadas, Carlos Carreiras quer alargar horizontes para responder às necessidades da população e do novo paradigma: “queremos sair da habitação social para cumprir a função social da habitação”.

Emprego e mobilidade “O desafio é criar emprego qualificado e isso passa por captar novas empresas para o concelho”. Com a fixação de grandes empresas no Alagoa Office (Carcavelos), já em construção, assim como noutros projetos previstos, Cascais está a reforçar a empregabilidade no concelho, fator vital na dinâmica económica e para a qualidade de vida das populações. Não fica de fora a aposta na mobilidade, desde logo com o arranque das carreiras municipais gratuitas no dia 1 de janeiro, mas onde se esperam muitas outras novidades, no ar – com a requalificação do aeroporto que aguarda pela certificação internacional, preparando-se para dar início a uma profunda remodelação, no âmbito da qual irão ser criados uma nova torre de navegação, terminal de passageiros, hangares e parque de estacionamento para aeronaves e veículos, além de uma ligação direta à A5; no mar, com a requalificação da Marina a arrancar no segundo semestre de 2020 trazendo todo um novo conceito com um hotel de cinco estrelas, mais espaços comerciais, de restauração e coworking.

Um ano 2020 que promete ser uma revolução tranquila.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0