Está aqui
2020, um ano de grandes movimentos em Cascais


























Para começar bem o novo ano, promotores e jornalistas são o público de excelência para apresentarmos as principais novidades em investimentos e eventos que vão marcar 2020.
Cascais destaca-se pela sua dinâmica. Desde logos um vasto programa de eventos, o qual inclui o regresso das iniciativas incontornáveis: as Festas do Mar, o Global Champions Tour – Concurso de Saltos de Cavalos Internacional 5 estrelas, os Festivais de verão EDP Cool Jazz, ID No Limits ou Outfest, ou ainda o Cascais Christmas Village, que em 2019 voltou a superar todas as expectativas.
Mas há novidades que deixam orgulhoso um executivo municipal sempre a “somar talento e a trazer para Cascais o que de melhor de faz no mundo”, como salientou Miguel Pinto Luz. “Hoje são os promotores que nos procuram com ideias fora da caixa, disruptivas”, acrescentou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Um facto sustentado, por exemplo, na vinda para o concelho, em junho próximo, da conferência “The Future of Politics”, que procura centrar em Cascais o debate político ao mais alto nível, tal como noutros locais do mundo, onde a discussão económica e ambiental passaram a fazer parte das agendas. “Provavelmente teremos aqui o Secretário-geral das nações Unidas e muitos representantes políticos ao mais alto nível, oriundos de países da América do Norte, Europa, América Latina e África, fazendo de Cascais o centro do debate político”, sustentou Miguel Pinto Luz.
Na cultura, no Centro Cultural de Cascais, preparam-se duas grandes exposições: o colossal trabalho da fotógrafa norte americana Vivian Maier (1926-2009), e as ilustrações sobre a Bíblia de Marc Chagal. A poucos metros de distância, a Casa das História Paula Rego irá receber uma exposição única: Paula Rego e Josefa D’Óbidos, “um caso único de comparação de obras de artistas de épocas distintas, mas em que encontramos a similitude necessária para fazer desta uma exposição memorável”, salientou Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I.
No desporto um grande destaque: “IRONMAN full distance”. A “verdadeira prova dos heróis de ferro”, já realizada por cá em meia distância, vai proporcionar um desafio incomparável num cenário difícil de igualar.
A juventude marca 2020 com uma onda fora da caixa: uma emissão de rádio online com o Farol Museu de Santa Marta como palco. Num concelho em que o ambiente é tudo, muitas serão as ações para liderar o desafio da neutralidade carbónica e Cascais já tem em desenvolvimento um regulamento para “eventos sustentáveis”.
Acreditando no desenvolvimento de pontes, enquanto forma de “concretizar, inovar e fazer com que o que parece impossível para alguns, passe a ser possível”, Carlos Carreiras passou em revista as áreas em que se esperam grandes novidades no concelho em 2020. “A nossa perspetiva é que todos estes eventos, apesar de terem uma grande componente de festa, têm um grande objetivo: o desenvolvimento económico do concelho. Com ele podemos alcançar um maior desenvolvimento social e uma maior coesão social”, reforçou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Educação Um investimento de 39 milhões de euros exclusivamente a partir do orçamento municipal vai permitir que, até 2023, todo o parque escolar do concelho esteja preparado para as futuras gerações. “A escola é a sede da cidadania”, referiu Carlos Carreiras. Mas há mais. A criação da nova Baía do Conhecimento com três zonas, em Carcavelos. A Bataria de S. Gonçalo vai ser a casa da Nova Law Shcool e ainda uma zona de residências para estudantes com 200 camas, a juntar às 1.000 já existentes. Carcavelos vai ainda ver nascer um “Loving Welcome Center”, um espaço de encontro para estudantes. E no extremo da Praia de Carcavelos, nas antigas instalações do Hospital José de Almeida, vai instalar-se a Ahead, uma escola de pós graduação na área da saúde. “As cidades mais bem-sucedidas são aquelas que melhor se posicionam relativamente ao conhecimento”, destacou Ferreira Machado, da Nova, que ainda irá trazer para Carcavelos a Nova Medical School. No total, o número de estudantes universitários no concelho irá elevar-se para 20.000. Saúde e Habitação Com a construção prevista de dois novos centros de saúde (Cascais e Carcavelos) e a ampliação de um terceiro (S. Domingos de Rana), a aposta é clara e pretende “que cada cascalense tenha médico de família”.
Já na habitação, cumprido que está o processo de realojamento, o qual dominou esta área nas últimas décadas, Carlos Carreiras quer alargar horizontes para responder às necessidades da população e do novo paradigma: “queremos sair da habitação social para cumprir a função social da habitação”.
Emprego e mobilidade “O desafio é criar emprego qualificado e isso passa por captar novas empresas para o concelho”. Com a fixação de grandes empresas no Alagoa Office (Carcavelos), já em construção, assim como noutros projetos previstos, Cascais está a reforçar a empregabilidade no concelho, fator vital na dinâmica económica e para a qualidade de vida das populações. Não fica de fora a aposta na mobilidade, desde logo com o arranque das carreiras municipais gratuitas no dia 1 de janeiro, mas onde se esperam muitas outras novidades, no ar – com a requalificação do aeroporto que aguarda pela certificação internacional, preparando-se para dar início a uma profunda remodelação, no âmbito da qual irão ser criados uma nova torre de navegação, terminal de passageiros, hangares e parque de estacionamento para aeronaves e veículos, além de uma ligação direta à A5; no mar, com a requalificação da Marina a arrancar no segundo semestre de 2020 trazendo todo um novo conceito com um hotel de cinco estrelas, mais espaços comerciais, de restauração e coworking.
Um ano 2020 que promete ser uma revolução tranquila.