Está aqui
2ªs JORNADAS | Saúde e Desenvolvimento Local: em Cascais Acontece

Durante os dois dias de trabalho, profissionais das três entidades organizadoras fazem o balanço das medidas já implementadas e discutem novas estratégias de intervenção.
Recorde-se que há um ano foram criadas as condições base necessárias avançar com dois projetos concretos, como o de cuidados paliativos no domicílio, para que não sejam limitados às instituições hospitalares e de saúde, para que a pessoa, no conforto do seu lar, também possa ter acesso a estes cuidados na comunidade. No mesmo foi estabelecida a partilha de recursos para garantir o transporte de doentes não urgentes, melhorando o acesso à saúde às populações mais vulneráveis do concelho. Foi também a primeira vez que uma câmara municipal estabeleceu um acordo para a gestão integrada da saúde de um concelho com os cuidados de saúde primários e hospitalares.
Estes acordos constituem a alavanca para o fortalecimento de duas parcerias locais estratégicas, na promoção da saúde e na prevenção da doença, ao estabelecerem objetivos comuns que permitirão mobilizar recursos de forma mais eficiente e eficaz, nas respostas prestadas à população.