CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

5 de dezembro | Dia Internacional do Voluntário

Ser voluntário faz parte do ADN das gentes de Cascais.

Neste Dia Internacional do Voluntário queremos reconhecer a dedicação que milhares de munícipes empregam ao serviço de projetos variados, todos com um objetivo comum: ajudar quem mais precisa. E para assinalar a data da melhor forma anunciamos  os vencedores do Galardão Escola Voluntária 2019/2020. Parabéns a todos e obrigado! 

O destaque especial neste dia vai para os nossos jovens que, nas escolas, se preparam para uma cidadania ativa da qual o voluntariado é parte integrante e até indispensável. Recuperámos o Galardão Escola Voluntária, cujos resultados hoje revelamos e que pretende reconhecer as escolas públicas e privadas do concelho, do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, bem como dos cursos gerais e profissionais, que concebam, desenvolvam e implementem projetos de voluntariado, com carácter educativo ao longo do ano letivo, enquadrados nas áreas Social, Ambiental, Cultural, Saúde, Educação, Desporto e Cidadania. 

Neste ano marcado pela pandemia, que restringiu muito a participação, os nossos jovens voluntários estão duplamente de parabéns: por não terem desistido e por levarem por diante a grande maioria dos projetos propostos, mesmo quando as escolas fecharam e tiveram de se adaptar a uma nova realidade. 

Com uma pontuação notável de 18,84 pontos atribuídos pelo júri do Galardão Escola Voluntária, o projeto vencedor do ano letivo 2019/2020 é o “EngraçARTE", da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça. À escola cabe um prémio monetário de 500 euros e aos alunos envolvidos cabe também um prémio individual. Serão ainda distinguidas com a bandeira do Galardão Escola Voluntária as escolas: Escola 2/3 com ensino secundário Frei Gonçalo de Azevedo, pelo projeto “Voluntariado, já! Cuidar, Conservar, Proteger” (17,9 pontos); Associação Escola 31 de Janeiro, “Aulas de Responsabilidade Social (16,82) e Escola Secundária de S. João do Estoril, “Mãos Solidárias” (14,86) (ver tabela de classificação completa). 

Mais de 12 mil voluntários 

É tão grande a importância do voluntariado no nosso concelho que a Câmara Municipal de Cascais tem uma Unidade Orgânica que se dedica a gerir o Banco Local de Voluntariado e criou uma Plataforma, a Participa Cascais (voluntariado.cascais.pt) para o efeito. Nela encontramos uma janela aberta para os projetos de múltiplas entidades. Ao longo do ano é promovida a relação com os voluntários, com as organizações parceiras, promotoras de projetos de voluntariado e são desenvolvidos projetos em que o próprio município se assume como entidade promotora. 

Este ano, se tivesse havido oportunidade de realizar a Cerimónia de Reconhecimento do Trabalho Voluntário efetuado no nosso concelho, teriam sido 12.208 os voluntários distinguidos, entre projetos municipais e projetos promovidos pelas entidades parceiras. Um resultado que nos deixa muito orgulhosos! 

Voluntariado em números: 

  • 12.208 voluntários em 2019 
  • 1.619 Voluntários inscritos na plataforma 
  • 83 entidades parceiras 
  • 41 instituições registadas na Plataforma Participa Cascais 
  • 21 projetos ativos, além dos Programas Municipais de Voluntariado Jovem 

Projetos de voluntariado por áreas de intervenção municipal: Ambiente: Projeto Oxigénio, com ações de voluntariado ambiental ao longo de todo o ano para todo o público e Projeto + Mar, de voluntariado ambiental para a conservação dos Oceanos. Social: Loqui – A funcionar a 20 % (português para estrangeiros); Voluntariado sénior - (Suspenso pela pandemia). Juventude: Comunidade, Distribuição de máscaras na comunidade, Caixas solidárias, Projetos pontuais. Participação e Cidadania: Banco de Voluntariado, Galardão Escola Voluntária  

Principais áreas em que os voluntários desenvolvem a sua atividade: Multimédia e Informática, Ensino, Banco Alimentar e distribuição de cabazes de alimentos, Equipas de Rua, Animação, Musicoterapia, Loja Social, Atividades socioculturais, Jardinagem e manutenção, Apoio à infância. 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0