Está aqui
6ª Edição do Encontro de Recuperadores Salvadores










Não se assuste se na próxima sexta-feira, dia 18 de novembro, pelas 14h00, se deparar com os helicópteros AW119 Koala e EH-101 Merlin a voar sobre baía de Cascais. A Força Aérea Portuguesa irá fazer uma demonstração das suas capacidades, simulando o resgate de um náufrago em alto-mar. Esta demonstração ocorre no âmbito da 6ª Edição do Encontro de Recuperadores Salvadores, que teve a sua cerimónia de abertura oficial esta quarta-feira, no Centro Cultural de Cascais. O Tenente-General António Matos Branco, Comandante Aéreo da Força Aérea Portuguesa, e o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, estiveram presentes e enalteceram o trabalho feito pelos recuperadores salvadores, em especial na costa portuguesa.
Este encontro bienal tem como objetivo a partilha de informação e conhecimentos relacionados com a segurança de voo, e a apresentação de novos equipamentos no contexto da busca e salvamento aeronáutico. O evento, organizado pela Rescue Swimmers Association (EURORSA), conta com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e Força Aérea Portuguesa. No total são esperados 150 tripulantes internacionais, de 30 países, que integram a Rescue Swimmers Association (EURORSA), entidade organizadora do evento.
Sobre os Recuperadores Salvadores
Os recuperadores salvadores são elementos das Forças Aéreas ou Guarda Costeira dos vários países (no caso de Portugal são militares da Força Aérea Portuguesa), cuja missão é efetuar a avaliação, o resgate e o auxílio médico, a pessoas em perigo no mar, na terra ou no ar. Estes profissionais possuem grandes aptidões físicas e mentais, sendo que pilotos dos helicópteros afetos a este serviço estão capacitados para voar em situações atmosféricas bastante desfavoráveis.
CMC | DG | BN | LB