CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

8.º Concurso de Escolas Empreendedoras

Foram 12 os projetos finalistas do 8.º CEE - Concurso Escolas Empreendedoras, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Cascais, através da DNA Cascais e que já envolveu a participação de mais de sete mil alunos. No dia 31 de maio, foram conhecidos os vencedores atrráves de uma sessão que se realizou no auditório da Casa das Histórias Paula Rego.

Despertar o espírito empreendedor dos mais novos dando-lhes conhecimentos que permitam, desde cedo, encarar a criação do próprio negócio como uma possibilidade real é o objetivo do CEE - Concurso Escolas Empreendedoras. 

 

Candidataram-se a esta edição 591 alunos de 12 escolas, apresentando um total de 152 candidaturas, traduzidas em 12 projetos finalistas tão diversos como aplicações para smartphones ligadas à hotelaria, moda, economia doméstica e transportes, recuperação de receitas de doçaria, criação de malas e aparelhos associados à saúde, recuperação de conceitos em cabeleireiro, ou ainda educação através do grafiti.

 

Esta é a 8.ª edição do concurso que, até agora, já envolveu a participação de mais de sete mil alunos. A competição dirige-se a jovens dos estabelecimentos de ensino de Cascais, do 9.º ano, ensino secundário e profissional e ainda das duas faculdades existentes no concelho - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Os alunos foram desafiados a criar um projeto de empresa desenvolvendo, para o efeito, um plano de negócios. Ao fazê-lo foram levados a pensar sobre os vários aspetos relacionados com esta área, tais como pontos fortes e fracos do negócio, financiamento e públicos-alvo. Estabeleceram, assim, um primeiro contacto com o mundo do empreendedorismo, o que ajuda a desmistificar dúvidas e demonstra que, apesar do risco inerente, o empreendedorismo traz benefícios e deve ser considerado como parte integrante do percurso profissional.

 

Os alunos do Agrupamento de Escolas Fernando Lopes Graça foram os vencedores deste concurso, através do projeto "BSA - Be Safe Always", um sistema de medição da pulsação do condutor alertando para o estado de cansaço.
Estes alunos terão agora a possibilidade de visitar um centro de inovação e empreendedorismo numa cidade europeia. 

 

Lista de projetos participantes


 



CEE em números:
591 alunos participantes
12 escolas
152 candidaturas
12 projetos participantes
 

Júri do concurso: Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais; Sandra Martinho, Microsoft; João Fernandes, IAPMEI/Programa +e+i; Armando Correia, Associação Empresarial do Concelho de Cascais; Pedro Neves, Nova School of Business and Economics; Maria do Carmo Marques Pinto, Banco de Inovação Social; Francisco Banha, Gesentrepreneur; Marco Fernandes, DNA Cascais.

 

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0