CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Abertura da Época Balnear antecipada em Cascais e arranque do Verão no Parque

Usufrua das Praias e Parques de Cascais em segurança

Com o anúncio da subida das temperaturas prevista a partir já desta sexta-feira, Cascais avançou com a abertura antecipada da época balnear 2021. Para complementar a oferta, foi igualmente lançado o programa Verão no Parque, uma alternativa à praia e que visa proporcionar momentos de lazer nos parques de Cascais.

Tal como em 2020, o município preparou-se para a abertura das praias e dos parques em contexto de pandemia e vão voltar a vigorar as regras anteriormente utlizadas - com corredores de circulação no areal e no Paredão, uso de máscara nos concessionários, bem como o distanciamento tanto no areal como nos parques.

Uma medida que visa assegurar todo o dispositivo de salvaguarda no litoral do concelho através das concessões e nadadores-salvadores. Ao mesmo contribui-se para o retomar da atividade económica com toda a segurança. 

Numa cerimónia simbólica, de abertura da Época Balnear em Cascais decorreu na Praia da Conceição, localizada no perímetro urbano da Vila de Cascais e uma das cinco praias acessíveis a pessoas com deficiência existentes no concelho (Carcavelos, Poça, Moitas e Tamariz).

"Assinalamos hoje o início da época balnear 2021. Está tudo a postos. A nível das regras de segurança, porque ainda vivemos num contexto de pandemico, mantém-se as regras quase iguais às do ano passado. Temos a segurança do nosso lado - os nadadores salvadores, a policia maritima, analises regulares. O areal é limpo todas as manhãs, os programas de voluntariado jovem regressaram em força. Temos os Tiralôs em várias praias", refere Joana Balsemão, Vereadora com o Pelouro do ambiente da Câmara Municipal de Cascais.

Tal como em 2020, o município preparou-se para a abertura das praias em contexto de pandemia e vão voltar a vigorar os corredores de circulação no areal e no Paredão.

À entrada de cada praia, os painéis informativos vão ajudar no cumprimento de regras como a obrigatoriedade de uso de calçado no Paredão e acessos à praia, ou a manutenção do distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas que não sejam do mesmo grupo e de 3 metros entre chapéus de sol.

Todas estas medidas deverão ser inscritas nas normas oficiais a serem divulgadas em breve.

Este ano, os veraneantes voltam a poder contar com a ajuda da APP InfoPraia que informará quanto ao limite de lotação de acordo com os critérios definidos.  No site Cascais.pt (https://www.cascais.pt/cascais-ocupacao-de-praias) volta a estar disponível a página de apoio com toda a informação.

A autarquia conta novamente com o Dispositivo de Fiscalização e Monitorização para acompanhamento da época balnear. Criado para potenciar sinergias ao nível da resposta operacional entre as 21 entidades envolvidas na gestão do litoral, entre as quais a Agência Portuguesa do Ambiente, forças de segurança e nadadores-salvadores, este dispositivo permitirá ao executivo da Câmara Municipal de Cascais ter acesso a informação útil para a tomada de decisões estratégicas. 

Suspenso em 2020 por causa da pandemia, o “Maré Viva”, o mais antigo dos Programas Municipais de Voluntariado Jovem está de regresso para apoiar e sensibilizar os banhistas no cumprimento das regras. A este programa juntam-se o “Locals”, apoio informativo a visitantes, e “Natura Observa” que decorre em pleno Parque Natural. As inscrições vão abrir em breve. 

"E portanto é assim que se lança mais uma época balnear com todas esta parcerias - dentro da Câmara Municipal de Cascais, juntamente com a Capitania, com a policia Maritima, com a DGS, com a Agência Portuguesa do Ambiente... com parcerias, com coerência, com consistência e com esta vontade de dar respostas. E dar oportunidade aos concessionários para retomarem toda a sua actividade económica porque foram eles que muito sofreram ao longo deste tempo de pandemia", conclui a responsável.

 

Regresso do Verão no Parque 

Também hoje foi apresentado o regresso da iniciativa Verão no Parque, que proporciona aos visitantes dos parques todas as condições para um dia de praia sem pôr o pé na areia.

Com áreas de estadia bem delimitadas, zonas de refrescamento, um programa de atividades e apoio de voluntários, esta iniciativa criada com êxito em 2020, vem continuar a contribuir para aliviar a pressão sobre as praias.

Para já, a iniciativa regressa ao Parque Marechal Carmona (clique para + info; Google GPS), em Cascais, e no Parque Municipal do Penedo (clique para +info; Google GPS) e poderá alargar-se até seis parques municipais (+info sobre esta iniciativa aqui). 

 


 

MS/FH/CMC

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0