CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Abertura da Época Balnear de Cascais 2025

Faça Praia em Segurança

Está oficialmente aberta a Época Balnear 2025! Apesar de, em Cascais, já termos tido dias ideais para fazer praia, a época balnear só abriu nesta quinta-feira, 1 de maio. A abertura desta temporada nesta data é já uma tradição no concelho, tornando Cascais o primeiro município de Portugal Continental a abrir a sua época balnear. Também por começar tão cedo, a época balnear de Cascais é uma das mais longas do país, tendo, neste momento, fim previsto a 30 de setembro, havendo a possibilidade de ser estendida.

A Praia de Carcavelos foi o local escolhido para o momento simbólico de abertura da Época Balnear 2025, sendo uma das praias mais concorridas do concelho. A cerimónia reuniu membros do executivo municipal, autoridades de proteção civil e banhistas para dar início a esta temporada tão importante para a vida do concelho.

A fiscalização e monitorização da época balnear do concelho está assegurada pelo Dispositivo Municipal de Sensibilização e Fiscalização da Época Balnear de Cascais, que reúne Empresas Municipais, Departamentos do Universo Municipal, Forças de Segurança, Polícia Municipal, Associação de Concessionários, Serviço Municipal de Proteção Civil e muitas outras entidades.

Apesar de as praias do concelho serem vigiadas, diariamente, por nadadores salvadores, “Cada um de nós é responsável, cada um de nós é um agente de proteção civil, e por isso devemos assumir essa nossa responsabilidade, que, felizmente, tem dado bons resultados no passado,” reforçou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais. “Aproveito para desejar a todos uma ótima época balnear, com o contributo de todos, com todos a contribuir para que esta época balnear seja excecional,” concluiu.

Nesta cerimónia marcaram também presença Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, os vereadores Carla Nunes Semedo, Francisco Kreye, Frederico Nunes, José d’Almeida e Alexandre Faria, bem como várias entidades ligadas ao próprio Dispositivo Municipal de Sensibilização e Fiscalização da Época Balnear de Cascais.

Nesta cerimónia de abertura da Época Balnear 2025, foi ainda possível inaugurar um projeto do Orçamento Participativo que irá contribuir para a segurança nas praias do concelho de Cascais.

A época balnear no concelho de Cascais

O concelho de Cascais conta com 13 praias balneares, 10 das quais são candidatas à bandeira azul: Avencas, Carcavelos, Crismina, Guincho Norte, Guincho Sul, Moitas, Parede, Poça, S. Pedro do Estoril e Tamariz. Destas, três delas são consideradas praias acessíveis: Carcavelos, Tamariz e Conceição.

Ao longo da Época Balnear, serão realizadas análises microbiológicas às algas, em parceria com o IPMA, bem como a monitorização da qualidade das areias em todas as praias do concelho, com ensaios dos parâmetros microbiológicos, fungos e leveduras, que permitem averiguar contaminações nos areais. Estas análises constantes permitem garantir uma maior segurança para a saúde dos banhistas.

As praias de Cascais são para todos e, por isso, contamos com o projeto SeaTrac para assegurar o acesso ao mar e natação a pessoas com mobilidade condicionada.

Dando continuidade áquilo que já é feito mesmo no Inverno, a autarquia garante nadadores-salvadores em todas as praias do concelho de Cascais.

Respeite o Código de Conduta na Praia, respeite as indicações das autoridades, não coloque a sua vida em risco e faça praia em segurança.

Saiba mais sobre a Época Balnear 2025 no concelho de Cascais aqui.

CMC | DCG | MC | LB

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0