CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Abertura dos Programas de Ocupação de Tempos Livres e Voluntariado Jovem 2016

Promover uma ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, mobilizando-os para um serviço à comunidade é o objetivo dos Programas de Ocupação de Tempos Livres e Voluntariado Jovem que hoje tiveram a sua abertura oficial.

Numa viagem de comboio entre Carcavelos e Cascais, seguida de uma arruada ao som do grupo de percussão Nicegroove, os jovens participantes foram recebidos por Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais; Ricardo Baptista Leite, vereador com a  área da Juventude; Catarina Marques Vieira, comissária da Capital Europeia da Juventude 2018 e Manuel Queiró, presidente da CP, entre muitos convidados.

“O objetivo destes programas é estimular nos jovens a cidadania ativa e levá-los a sentirem-se úteis à comunidade, assim como dar-lhe a conhecer melhor o concelho a vários níveis”, referiu Carlos Carreiras em plena carruagem à conversa com os jovens.

A “Cultura no Bairro” e as “Marezinhas do Futuro” são este ano as duas novidades, para além dos já existentes quatro programas: Maré Viva que decorre nas praias do concelho; “Cultura Social” que se realiza nas entidades sem fins lucrativos sedeadas em Cascais ou que aqui desenvolvem a sua atividade; “Locals”, que pretende prestar informações gerais ao munícipe ou ao visitante e o “Natura Observa”, na área do ambiente e preservação da natureza que se desenvolve, sobretudo, no Parque Natural Sintra-Cascais.       

A “Cultura no Bairro” é um novo projeto na área social e cultural que leva os jovens a prestarem apoio aos equipamentos culturais que pertencem ao Bairro dos Museus.

Dentro deste programa vão desenvolver-se vários projetos que levarão os jovens participantes a experimentarem por um mês a serem bibliotecários, arquivistas ou arqueólogos. Os jovens participantes nestes projetos terão uma formação inicial após a qual, e ao longo de um mês, vão acompanhar as tarefas principais do dia-a-dia destes profissionais. 

As “Marezinhas do Futuro” direcionam-se para os mais novos, com idades entre os 12 e 14 anos que vão ser a “mini brigada azul” nas praias de Cascais e terão como missão observar e recolher informação para a melhoria das praias do nosso concelho.

A abertura dos Programas de Ocupação de Tempos Livres e Voluntariado Jovem foi também uma ocasião para motivar os jovens presentes para serem os Embaixadores de Cascais e participarem ativamente com ideias e projetos, no âmbito de Cascais Capital Europeia da Juventude, em 2018.  

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0