CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Acabar com o plástico em nome do mar

O projeto ReciClaro mostrou como sensibilizou os alunos das escolas de Cascais para a poluição do mar pelo plástico descartável.

O projeto ReciClaro, programa de sensibilização ambiental que percorreu as escolas públicas e privadas do concelho, premiou hoje um dos vídeos que resume a importância da reciclagem do plástico e da prevenção à poluição marítima, proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, e de como essa prevenção se pode fazer no contexto escolar.

Durante a cerimónia, que decorreu no auditória da CriArte, em Carcavelos, o vereador Nuno Piteira Lopes, em representação do presidente da Câmara Municipal de Cascais, elogiou o movimento Claro pela importância da sua intervenção na sensibilização dos mais novos para as questões ambientais.

Nesta questão da poluição do mar, provocada pelo plástico descartável, matéria que motivou este projeto, Nuno Piteira Lopes alertou para a quantidade dos detritos de plástico que são, por ano, vazados no mar: “Cerca de 8 milhões de toneladas, o equivalente a um camião de lixo a cada minuto, nos 365 dias do ano”, disse.

É essa consciencialização dos efeitos no ecossistema que está na origem do Movimento Claro, que teve o seu início em dezembro de 2018, quando três jovens surfistas de Cascais decidiram desenvolver um movimento para acabar com o plástico descartável nas praias de Cascais.

As três jovens, precursoras do movimento, promoveram iniciativas de limpeza das praias e outras ações que se traduzissem na tomada de consciência por parte da população da importância e urgência do combate ao plástico descartável.

Uma dessas iniciativas, ReciClaro (ReciClaro | Movimento Claro | CASCAIS JOVEM), foi a de promover em 50 turmas das escolas públicas e privadas do concelho, durante o ano letivo 2021/2022, ações de sensibilização para os efeitos nefastos da utilização indiscriminada do plástico descartável, bem como promover práticas mais amigas do ambiente e dar a conhecer ao vivo o processo de upcycling dos resíduos plásticos com recurso a um conjunto de máquinas Precious Plastic.

Neste evento, promovido pela Associação Juvenil Movimento Claro e pela Jovem Cascais, foi escolhido um entre os 10 melhores vídeos criados pelas turmas que participaram no programa.

Os autores do vídeo escolhido, alunos do 8. A, 2º grupo da Escola da Cidadela,  foram premiados com um curso de mergulho no Clube Naval de Cascais, mas, como lembraria Piteira Lopes, “os outros não se considerem vencidos, porque aqui e nesta matéria somos todos vencedores”, concluiria o vereador. Os autores do segundo e terceiro vídeos escolhidos, respetivamente "Os Aprendizes" e os alunos do 8.º C da Escola da Cidadela, foram premiados com um workshop de construção de skates com material plástico reciclado.  

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0