CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Aeródromo Municipal de Cascais rumo ao futuro

20 hectares de terreno para captar e fixar talento

Mais segurança, melhores condições e reforço de parcerias. O futuro do Aeródromo Municipal de Cascais está delineado e o desenvolvimento dos 20 hectares de terreno já começou e continua a decorrer com o reforço de parcerias estratégicas ao nível da educação e investigação.

Esta sexta-feira, 4 de julho, foram assinados vários protocolos que vão promover e possibilitar estes desenvolvimentos, com parceiros estratégicos como a Universidade Nova de Lisboa, a TAP, a NAV, agrupamentos de escolas, entre outros. Destaque ainda para a inauguração do novo Quartel de Bombeiros presente no aeroporto que conta agora com mais e melhores condições para resposta a situações de emergência e ainda para a assinatura do Auto de Receção Provisória da nova Torre de Controlo.

“É o início de um processo que só tem equivalência em Cascais a algo que um antecessor meu, já há muitos anos, criou, que era o desenvolvimento económico, social e ambiental, através do setor económico do turismo. Foi o presidente de Câmara Fausto Figueiredo, e essa marcou e impactou o concelho e depois mais tarde marcou o país. E hoje nós estamos a fazer o mesmo,” salientou Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, no âmbito da sessão de assinatura de protocolos que decorreu no Aeródromo de Tires.

Esta cerimónia contou ainda com a presença de Nuno Piteira Lopes, vice-presidente da autarquia, dos vereadores Alexandre Faria, José D’Almeida, Frederico Nunes e Diana Vale, de Fernando Ferreira Marques, presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, de Luís Rodrigues, presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva da TAP, de Pedro Ângelo, presidente do Conselho de Administração da NAV Portugal, entre outros representantes e membros das entidades.

Universidade Nova avança para polo dedicado à aeronáutica em Cascais

Unir o aeroporto, à indústria e à academia. A Universidade Nova vai ter em Cascais a Faculdade de Ciências e Tecnologia dedicada à Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, naquele que vai ser o quarto campus da NOVA no concelho, depois da NOVA SBE – SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS, da NOVA MEDICAL SCHOOL e da NOVA SCHOOL OF LAW, ao que ainda acresce o da Escola Superior Hotelaria e Turismo do Estoril, recentemente integrada na Universidade Nova.

Este será um dos passos fundamentais para a estratégia de desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Cascais promovendo a captação de conhecimento e a fixação de talento. Para a implementação deste campus, foi assinado hoje um Acordo de Cedência de 20 hectares à Universidade Nova de Lisboa, por 50 anos, que irá ainda integrar espaços para o ensino de cursos profissionais, assim como para investigação e desenvolvimento de novas áreas, materiais e processos aplicados ao setor.

A previsão é de que tanto o Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel em parceria com a ATEC - Associação de Formação para a Indústria e o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, e o Curso Profissional para Manutenção de Aeronaves e Material de Voo, fruto de uma parceria com a TAP Maintenance and Engineering e o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo, arranquem já no próximo ano letivo, contando com o apoio financeiro da autarquia, enquanto as escolas os integram na sua oferta formativa. Já a ATEC e a TAP colaboram na coordenação técnica, no desenvolvimento curricular e operacionalização da componente prática e tecnológica do curso, além de apoiar a seleção de formadores e a ligação às empresas do setor.

Este novo polo universitário vai ainda acolher um conjunto de parcerias industriais no ramo aeroespacial visando a formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologia de ponta, nomeadamente de Drones e Materiais Compósitos, em conjunto com Grupo OPTIMAL, empresa nascida em Cascais em 2008. Vai ainda ser criado um centro de excelência em Helitransporte Civil vocacionado para missões no âmbito da proteção civil, utilizando novas tecnologias de simulação, realidade virtual e inteligência artificial para a qualificação de tripulações.

Nova Torre de Controlo

A nova torre de controlo do Aeródromo Municipal de Cascais já é bem visível em Cascais. Este novo equipamento surgiu da necessidade de modernizar e ampliar as atuais infraestruturas, no âmbito de uma parceria com a NAV, permitindo a esta empresa pública contar com infraestruturas tecnologicamente modernas para formação dos profissionais de controlo aéreo e de funções conexas. Com 28,5 metros, a nova Torre de Controlo vai contar com a instalação de tecnologia de ponta e equipamentos modernos. O Auto de Receção Provisória da nova Torre de Controlo também foi assinado esta sexta-feira, 4 de julho.

A Aeropólis | Mais habitação pública e serviços

Todas estes investimentos vão ainda contribuir para a criação de uma nova urbe junto ao aeródromo. Além de um novo parque verde urbano que envolverá a linha de água, está prevista a construção de 600 fogos de habitação municipal, e espaçoes de comércio, serviços, equipamentos públicos e estacionamento. Toda esta intervenção implicará ainda a criação de novas e melhores acessibilidades. 

CMC/FMC/AG/RP

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0