CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Alterações da linha de costa suspendem uso balnear na Bafureira e Abano

Encontra-se suspenso o uso balnear nas praias da Bafureira (Parede) e Abano. Uma decisão da Agência Portuguesa do Ambiente motivada pela instabilidade das arribas na Bafureira e presença de rochas soltas no Abano.
Estes elementos resultam da alteração geodinâmica da costa e constituem risco para a segurança de pessoas e bens, pelo que o uso balnear destas praias se encontra suspenso.
 
No caso da Praia da Bafureira, a APA explica a decisão com o facto de ser esta uma praia “estreita cuja área útil se restringe à área abrangida pela faixa de risco adjacente ao sopé da arriba”, fator que somado à instabilidade das arribas naquela zona motiva a suspensão.
 
No caso da Praia do Abano, adianta a APA que “o défice de sedimentos que conduziu à inexistência de areal  na praia” e a presença de pedra solta sujeita à agitação marítima e à dinâmica das marés”, poderá constituir risco para a segurança dos utentes.
 
Praia do Abano - Suspensão do Uso Balnear (Edital)
Praia da Bafureira - Suspensão do Uso Balnear (Edital)
 
 

Cascais Digital

banner_cascais_0banner_cascaisambiente_0banner_cascaisparticipa_0banner_cascaisjovem_0banner_cascalitosbanner_lojacascaisccbanner_geocascaisbanner_agendacascaisbanner_fixcascais