CONTACTOS
Fale connosco
800 203 186
Em rede

Está aqui

Alunos de Cascais recebem livros contra o desperdício

A Câmara Municipal de Cascais e a Associação DARiACORDAR apresentam no próximo dia 22 de fevereiro, nas Escolas Básicas Carcavelos nº 1 e António Torrado a coleção de livros “Zero Desperdício.

Esta iniciativa integra as atividades que assinalam o Ano Nacional contra o Desperdício Alimentar. Neste âmbito e até final de fevereiro, a Câmara Municipal de Cascais irá oferecer esta coleção aos mais de 5 mil alunos que integram as 41 escolas básicas do concelho.

Destinada a alunos do primeiro ciclo do ensino básico, com idades entre os 6 e os 10 anos, a obra composta por quatro volumes, visa sensibilizar as crianças para a adoção de comportamentos que promovam um consumo alimentar sustentável, ensinamentos que elas próprias acabam por transmitir aos adultos, influenciando positivamente os seus comportamentos.

Nesta obra as crianças “viajam” pelo mundo da Rita que encolhe de tamanho cada vez que desperdiça, da Mimimi que explica à mãe que não precisam de levar tudo o que está em promoção e do Tio Desafio que partilha a experiência de uma viagem ao deserto com os seus sobrinhos.

Ao longo do ano letivo serão desenvolvidas, nas salas de aula, diversas atividades com base nesta coleção, que integra o Plano Nacional de Leitura e que terá, em breve, o lançamento das respetivas versões digitais que farão parte da Biblioteca Nacional Digital.

A coleção foi criada pela DARiACORDAR e os seus parceiros, J.W.Thompson e o Clube de Autor, com objetivo de despertar a atenção dos mais novos sobre o desperdício e a maneira como ele é gerado nas mais variadas situações.


Sobre a coleção de Livros Zero Desperdício:

A coleção é constituída por 4 livros: A Rita encolheu, e agora?” autoria de Marta Hugon e ilustração de António Jorge Gonçalves, “A vida difícil de uma manteigueira” de Isabel Zambujal e Rodrigo Goulão de Sousa, “Confusão no corredor dos enlatados” de José Luís Peixoto e Catarina Bakker e “O Tio Desafio” com texto de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrações de Carla Nazareth.


Sobre a DARiACORDAR:
Em 2015 o Movimento Zero Desperdício|DARiACORDAR foi certificada como uma Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social pelo ES+. Adicionalmente foi reconhecida o selo PRAT0 e venceu o 1º prémio dos Food and Nutrition Awards na categoria de Iniciativa de Mobilização.

 

Cascais Digital

my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0my_146x65loja_146x65_0geo_146x65_0fix_146x65360_146x65_0